Prefeitura Municipal de Erechim - Educação de Erechim é apresentada na UFRGS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8605/educao-de-erechim--apresentada-na-ufrgs

13/06/2014

Educação de Erechim é apresentada na UFRGS

 

Secretário Anacleto destaca ações que colocam o município em evidência nacional

 

 

 

 

 

As ações da educação de Erechim são apresentadas em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Destaque estadual e nacional em projetos, que envolvem alimentação escolar, inclusão, educação integral, inovação tecnológica, entre outros, a educação erechinense foi apresentada pelo secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, na terça-feira (10), no Fórum Permanente e Estudos em Educação Integral e Inovações Pedagógicas.

 

 

 

O fórum é de iniciativa do Comitê Metropolitano de Educação Integral da Grande Porto Alegre e da UFRGS, através da professora doutora Jaqueline Moll. O evento teve como lema “Uma outra escola é possível”. Hoje no Planejamento, Anacleto foi secretário de Educação de Erechim entre 2009 e 2012. Atualmente, o professor Alderi Oldra é quem comanda a pasta.

 

 

 

Anacleto destaca que em Erechim cerca de 40% dos estudantes municipais matriculados têm educação em tempo integral. No contraturno do ensino tradicional, crianças e adolescentes realizam atividades diferenciadas, envolvendo dança, música, teatro, esportes, ciências, oficinas culturais, dentre tantas outras. Ao todo, conta o secretário, são 2,6 mil estudantes com educação em tempo integral, envolvendo o Ensino Fundamental e a Educação Infantil.

 

 

 

Desde que o prefeito de Erechim, Paulo Polis, e a vice, Ana Oliveira, assumiram em 2009, subimos três degraus de evolução na educação integral. No início tínhamos o Proeti, existente desde 2001, como programa que desenvolvia atividades no contraturno, mas sem a obrigatoriedade de os alunos irem todos os dias da semana. Depois, em 2010 começamos com o Mais Educação e finalmente, agora já estamos com cinco escolas em educação em tempo integral”, descreveu.

 

 

 

O secretário acrescenta que através do Mais Educação as escolas recebem apoio financeiro e auxílio em materiais do Governo Federal, para que executem as atividades extras. Além da educação integral, Anacleto destacou outras ações que evidenciam Erechim em todo o Brasil.

 

 

 

Temos eixos centrais que dão o direcionamento dos trabalhos. Erechim promove educação inclusiva, com a presença de estudantes com deficiência no ensino normal, a educação tecnológica, com um computador para cara aluno e professor, ampliação constante do atendimento na Educação Infantil, com mais vagas em creche, valorização e formação profissional de professores e funcionários e planejamento da Educação, da creche à universidade”, lembrou.

 

 

 

O secretário ainda apontou a gestão democrática nas escolas e a aproximação com a comunidade e a educação para jovens e adultos e a criação do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), que gerencia a implantação e manutenção da tecnologia na Educação de Erechim. As melhorias, ressalta, têm como resultado não somente premiações em âmbito estadual e nacional, mas também elevado desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 

 

 

 

É por isso que a Educação de Erechim é modelo, pelo conjunto dos trabalhos desenvolvidos, os quais contribuí com minha passagem pela secretaria e que seguem muito bem conduzidos pelo secretário Oldra e pela atual equipe. Aqui no município, os estudantes têm recebido um ensino público de qualidade, que prepara para enfrentar os desafios da vida. No IDEB, que é o principal índice de avaliação da Educação, temos ficado sempre acima da meta estabelecida. ”, disse.

 

 

 

 

 

Na palestra, a professora doutora Jaqueline Moll deu destaque à Educação Integral no processo de fortalecimento da escola pública, levando em conta as diferenças entre cada instituição. Anacleto dividiu a palavra também com o secretário de Educação de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal. Também de Erechim, esteve presente no fórum a diretora de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Wrublewski.