Prefeitura Municipal de Erechim - Conselho de Cultura de Erechim define novo plano de trabalho
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8602/conselho-de-cultura-de-erechim-define-novo-plano-de-trabalho

13/06/2014

Conselho de Cultura de Erechim define novo plano de trabalho

Conselho de Cultura de Erechim define novo plano de trabalho

Apresentação do Sistema Nacional de Cultura e escolha dos novos representantes dos segmentos culturais foram realizadas nesta quarta-feira

O Conselho Municipal de Cultura, juntamente com o Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, promoveu na noite de 11 de junho, no plenário da Câmara de Vereadores, um encontro com os segmentos artísticos e culturais do município. Na oportunidade, a Presidente do Conselho de Cultura, Cleonara Hermann, realizou uma explanação sobre o Sistema Nacional de Cultura, que é um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre entes federados e a sociedade civil.

O Sistema, explica Cleonara, tem por objetivo fortalecer as políticas culturais por meio da institucionalização e ampliação da participação social. Este modelo é semelhante ao que já acontece em áreas como a Saúde através do SUS (Sistema Único de Saúde) e na Assistência Social com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e visa garantir o acesso e a democratização da população a bens e serviços culturais.

Para que esse sistema possa ser implantado no município, a presidente do Conselho explica que é necessário estruturar os componentes fundamentais que fazem parte do mesmo. O evento da quarta também teve por objetivo estruturar o Conselho de Cultura, que além dos segmentos já representados no Conselho (artesanato, música, dança, artes cênicas, artes plásticas, artes digitais, artes visuais, audiovisual e literatura) inclui agora os segmentos de cultura popular, etnias, patrimônio histórico e cultural (material e imaterial), movimentos de identidade (mulheres, LGBT, juventude, negros, indígenas) e ONGs, Associações de Bairros, conforme recomendação do Ministério da Cultura.

O plano de trabalho consiste em 17 encontros com a comunidade nas regiões do Orçamento Participativo, que serão divulgadas posteriormente, além de debates sobre o Sistema de Cultura na UFFS (que acontecem no dia 11 de julho), Feira Cultural com mostra dos talentos locais (que acontecerá no Seminário Nossa Senhora de Fátima no dia 12 de Julho, a partir das 14h), Fórum Municipal de Cultura (no mês de agosto), aplicação de questionário para o público dos segmentos artísticos e reuniões sistemáticas com a comunidade para apresentação e verificação do andamento do processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Segundo o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, a elaboração do Plano de Cultura é responsabilidade do órgão gestor com o auxílio do Conselho de Cultura, sendo essencial a participação social. Para conduzir esse processo, o secretário ressalta que foi denominada uma equipe de trabalho que é composta pelo presidente e vice-presidente do Conselho de Cultura, dois representantes do Governo Municipal, um representante do Poder Legislativo Municipal e quatro indicações do Conselho de Cultura.

A seguir, a lista com os representantes de cada um dos segmentos representados no Conselho, definidos na mesma noite de quarta-feira:

Representantes do Segmento das Artes Plásticas:
Titular: Gabriele Menegatti Giradelo
Suplente: Marizete Petri

Representantes do Segmento Dança:
Titular: Bruna Giradelo
Suplente: Silvana Carla Girardi

Representantes do Segmento Etnias:
Titular: Roberto Bahia da Silveira
Suplente: Charles Mauro Oldoni

Representantes do Segmento Patrimonio Histórico e Cultural (material e imaterial):
Titular: Cassio Panvieina
Suplente: Luiz Fiori

Representantes do Segmento Cultura Popular:
Titular: Maria Helena Ferreira
Suplente: Deivison Camargo

Representantes do Segmento Movimentos de Identidade e ONGs:
Titular: Daubi Piccoli
Suplente: Robson Leandro Lipinharski

Representantes do Segmento Associações de Bairro:
Titular: Leandro Augusto Basso
Suplente: Claudir Antonio Nunes

Representantes do Segmento Música:
Titular: Nicolas Opitz
Suplente: Vera Barp Coffy

Representantes do Segmento Literatura:
Titular: Neuza Cidade Garcez
Suplente:Ivete Kruger

Representantes do Segmento das Artes Cênicas:
Titular: Vinicius de Oliveira Tomasi
Suplente: sem representante

Representantes do Segmento Artes Digitais, Artes Visuais, Audiovisual:
Titular: Francine Biermann
Suplente: sem representante