Prefeitura Municipal de Erechim - Gerentes da Aurora apresentam a Polis projeto para eliminar odor no frigorífico de aves
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8532/gerentes-da-aurora-apresentam-a-polis-projeto-para-eliminar-odor-no-frigorfico-de-aves

28/05/2014

Gerentes da Aurora apresentam a Polis projeto para eliminar odor no frigorífico de aves

Gerentes da Aurora apresentam a Polis projeto para eliminar odor no frigorífico de aves

O prefeito Paulo Polis, os secretários Mario Rossi (Meio Ambiente) e Salus Loch (Comunicação), e a Ouvidora do município, Michele Onhate, conheceram na manhã de terça-feira (27) projeto em desenvolvimento pela cooperativa Aurora que prevê a eliminação dos odores do frigorífico de aves da empresa em Erechim.

A ação foi apresentada pelos gerentes da cooperativa no município, Marcelo Fiorentin (responsável pela Unidade de Aves), André Miotto (responsável pela Unidade de Suínos) e Orlei Schimanski (encarregado da gestão ambiental). O projeto, que deverá eliminar o cheiro em caráter definitivo, prevê a implantação de nova tecnologia (com filtro para tratamento de odores) e já foi aprovado pela Fepam – devendo estar concluído até junho de 2015, num investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. Para Fiorentin, as melhorias atendem aos princípios de responsabilidade social da Aurora, levando em consideração aspectos relacionados a questões ambientais.

O cheiro do frigorífico de aves da Aurora (bem como acontecia antes, com a Cotrel) é motivo frequente de reclamações da população junto a Ouvidoria da Prefeitura.

Para o prefeito, o anúncio das obras vem ao encontro do interesse da comunidade erechinense, e indica o fortalecimento do compromisso da Aurora com a cidade. Além disso, Polis destaca a fundamental importância econômica e social que a cooperativa tem para o município. Atualmente, a empresa emprega mais 2,6 mil colaboradores nos frigoríficos de aves e suínos, além da fábrica de rações. Só no frigorífico de aves, são abatidos e industrializados mais de 121 mil aves por dia, sendo que a Linha Festa 2014 para o segmento de Frangos da Aurora sairá de Erechim para abastecer a todo o país.