Prefeitura Municipal de Erechim - Plano de Gestão Participativa do Esporte de Erechim em debate
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8489/plano-de-gesto-participativa-do-esporte-de-erechim-em-debate

16/05/2014

Plano de Gestão Participativa do Esporte de Erechim em debate

Solenidade contou com a presença do diretor de assuntos comunitários da Secretaria de Esporte e Lazer do RS, Geraldo Pereira de Matos Filho, o Mazzaropi

O Salão Branco do Estádio Colosso da Lagoa (Ypiranga F.C.) foi palco para implantação do Plano de Gestão Participativa do Esporte de Erechim. A solenidade foi realizada na quinta-feira (15), às 19h, com a proposta de escolher a comissão provisória do Conselho Municipal de Esporte (CME) - que delibera o Plano - e apresentar a nova finalidade do Conselho, que assume caráter consultivo.
Estiveram presentes o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira; o diretor de assuntos comunitários da Secretaria de Esporte e Lazer do RS, Geraldo Pereira de Matos Filho - o Mazzaropi, ex-goleiro do Grêmio Football Porto Alegrense; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Nadir Barbosa; o diretor de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Fabrício Biazin; o presidente do Conselho Municipal de Desportos, Mauro Luiz Lanzana; demais autoridades; colaboradores da Prefeitura; representantes das entidades esportivas do município; convidados e imprensa.
O Plano de Gestão Participativa do Esporte erechinense tem por objetivo democratizar o debate sobre investimentos e promoções da área do esporte na cidade. A coordenação do projeto é da Prefeitura de Erechim, através do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Gestão participativa do CME
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, o Conselho Municipal de Esportes torna-se um colegiado de caráter consultivo, composto por entidades governamentais, não-governamentais, instituições e entidades esportivas.
“O CME terá como finalidade contribuir para o desenvolvimento de programas e projetos esportivos para toda a população do município, assim como auxiliar na organização, na melhoria da gestão, qualidade e transparência do esporte municipal, contribuindo para o controle social na execução de políticas públicas em Erechim”, pontua o secretário.
O CME – após sua formação definitiva – realizará debates, apresentando informações, propostas e sugestões ao município e ao Conselho Estadual de Desportos (CED), além de desenvolver atividades complementares. O CME também debaterá e zelará pelo cumprimento da legislação esportiva no município de Erechim.
“O Conselho deverá ser autônomo, permanente, forte e estável frente as mudanças políticas, devendo ser originado de um projeto de lei proposto pelo Executivo e ratificado pelo Legislativo. A comissão provisória será a responsável pela elaboração das diretrizes do projeto de lei”, explica o secretário de Cultura, Esporte e Turismo.
Ainda, o CME deve acompanhar a gestão de recursos públicos voltados para a prática de atividades físicas e esportivas, a partir de análises orçamentárias, avaliação dos ganhos sociais obtidos e o desempenho dos programas e projetos aprovados trabalhando para seu aprimoramento.