Prefeitura Municipal de Erechim - Palestra encerra atividades da semana de proteção as crianças e adolescentes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8487/palestra-encerra-atividades-da-semana-de-proteo-as-crianas-e-adolescentes

16/05/2014

Palestra encerra atividades da semana de proteção as crianças e adolescentes

Evento, que integrou as atividades da Semana de Mobilização pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, contou com palestra e apresentações artísticas

Através da união de esforços das entidades que integram o Fórum Municipal pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, mais uma atividade foi realizada com o objetivo de mobilizar os envolvidos para reforçar a rede de atendimento.
Para encerrar as atividades da Semana de Mobilização pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o evento, realizado na manhã de sexta-feira (16) na URI – Campus Erechim, contou com a presença da secretária de Cidadania, Maria Dolores Gollin; da coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), Raquel Furini da Silva; do assistente social do Departamento Médico Legal de Porto Alegre, Jarbas Machado Pires; demais autoridades do Executivo; Legislativo; colaboradores da Prefeitura; profissionais da área de saúde e assistência social; estudantes; representantes de entidades civis; educacionais; convidados e imprensa.

Palestra integra programação
Durante o evento de encerramento da Semana de Mobilização pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a palestra ‘Abordando a violência sexual contra crianças e adolescentes’, proferida pelo assistente social do Departamento Médico Legal de Porto Alegre (DML), Jarbas Machado Pires, marcou as atividades.
Jarbas é mestre em reabilitação e inclusão, especialista em terapia floral e mediação de conflitos familiares, educacionais e organizacionais. Atuou por cinco anos na coordenação do Centro de Referência no Atendimento Infanto-juvenil (CRAI) e, atualmente, atua como coordenador do Serviço Social do DML de Porto Alegre.

CREAS
A palestra foi promovida pelo Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), inaugurado em Erechim, em 27 de agosto de 2009, quando ações de média complexidade passaram a ser desenvolvidas adequando-se a Tipificação Nacional de Serviços Sócio Assistenciais.
O Centro oferece Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias.  
O objetivo é fortalecer vínculos familiares e a capacidade protetora da família; contribuir no combate aos preconceitos; prevenir o abandono e a institucionalização; assegurar proteção social imediata e atendimentos especializado às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social; fortalecer as redes sociais de apoio à família.
O CREAS conta com uma equipe multiprofissional que presta serviços especializados e continuados a indivíduos e suas famílias, com direitos violados e vítimas de alguma forma de violência, através de acolhimento, orientação, apoio, atendimento e acompanhamento psicossocial.
Apresentações de música e dança
O evento também contou com apresentação artística do projeto ‘Criando Sons’ da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e do grupo artístico ‘Dança Livre’ do Socioeducativo do CREAS.

Atividades da Semana de Mobilização
Durante essa semana – 12 a 16 de maio – diversas atividades integram a programação. Na abertura, 12 de maio, uma caminhada com mais de 300 pessoas marcou o início da programação. Nos dias 12 e 15 de maio, na Obra Promocional Santa Marta, oficina ‘Prevenindo a Violência Sexual’ com a assistente social, Maria de Lurdes Calegarini e a coordenadora Dejane Balbinot.
No dia 13 de maio, palestra com a assistente social, Maria de Lurdes Calegarini, sobre ‘Violência sexual no contexto familiar de pessoas com deficiência e no dia 14 sobre ‘Violência sexual – identificando o problema’ na APAE de Erechim.
Nos dias 13 e 14 de maio, na ASSAMI, oficina ‘Como prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes a partir da orientação na família’, com a assistente social, Márcia Vanir Toss.
Ainda, no dia 15 de maio, no CRAS I Progresso, palestra ‘Abuso e exploração sexual o papel da família na identificação do problema’, com a psicóloga, Leila Grana Costa e as estagiárias de Psicologia da URI, Naiane Baldissera e Diana Bruxel. No CRAS II Linho, palestra ‘Fale antes que seja tarde demais, denuncie! Sem proteção não há solução – Disque 100’, com a assistente social, Alvida Langendorf. No CRAS III Presidente Vargas, palestra ‘Refazendo laços familiares’, com a psicóloga Ana Paula Helfenstein.