Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura começará seus passeios pelos bairros
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8484/prefeitura-comear-seus-passeios-pelos-bairros

15/05/2014

Prefeitura começará seus passeios pelos bairros

Prefeitura começará seus passeios pelos bairros
Prefeitura começará seus passeios pelos bairros

 

Cristo Rei e Redenção já têm ordem de serviço assinada para construção de calçadas

 

 

 

 

 

A prefeitura de Erechim mostra que não vai apenas cobrar dos moradores a execução dos passeios, mas também vai fazer o dever de casa construindo as calçadas que são de sua responsabilidade. Enquanto a nova lei dos passeios públicos é finalizada para ser enviada à Câmara, a administração já encaminha a construção de seus passeios públicos. As obras vão começar pelos bairros da cidade.

 

 

 

Duas comunidades já têm a ordem de serviço assinada para execução de calçamentos. No Cristo Rei será construindo no entorno do Campo de Futebol, na rua Mariana Kruchinski, com o valor de R$ 41,8 mil. No Redenção, será executado o passeio em volta da área verde, com investimento de R$ 80 mil. A realização das obras atende a demandas elencadas através do Orçamento Participativo.

 

 

 

“Quando a nova lei dos passeios passar a valer, a prefeitura vai cobrar de forma mais intensa para que os cidadãos façam. A regra vai valer para todos, inclusive para o Poder Público. Assim como vamos cobrar, também vamos executar. Para isso, já estamos dando o exemplo e construindo o que é da nossa responsabilidade”, afirmou o secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik.

 

 

 

De acordo com o secretário, a execução dos passeios vai ocorrer em forma de zoneamento. Jorge explica que serão determinados trechos de ruas, quadras, avenidas ou quarteirões e todos os moradores da área selecionada serão informados sobre que intervenções deverão fazer. Segundo a proposta da lei, se no trecho houver terrenos do município, a prefeitura vai fazer o calçamento.

 

 

 

“Fazer e cobrar tudo de uma vez é impossível. É um método tentado por décadas, que nunca deu certo. Tanto que o município tem quase 100 anos e os passeios de Erechim têm inúmeros problemas e muitos sequer foram executados. Ao propor fazer aos poucos, é possível acontecer. Assim como os moradores vão adequando em etapas seus passeios, a prefeitura também constrói em etapas os seus”, exemplificou o secretário.

 

 

 

Jorge afirma que a prefeitura vai dar prazo para a execução, vai dar apoio técnico para que a obra seja feita e também vai doar pisos táteis (para orientação de pessoas com deficiência visual). Além disso, para famílias de baixa renda, haverá possibilidade de financiar o passeio na prefeitura.

 

 

 

“Daremos todo o apoio possível e condições que estiverem a nosso alcance. O único ponto inegociável, que não abriremos mão, é de que os passeios sejam feitos. Pela nova lei, que ainda precisa ser apreciada pelos vereadores, a prefeitura irá fazer os passeios que não forem construídos até o final do prazo. Porém, nesses casos, além de serem mais caros, por envolverem uma série de trâmites burocráticos, haverá taxa extra sobre o valor da obra”, disse Jorge.

 

 

 

Assim como estão previstos para os bairros, os calçamentos também serão executados na região central de Erechim. “O projeto contemplará por igual toda a cidade. No centro haverá questões, como a preservação do patrimônio histórico e a manutenção dos ladrilhos hidráulicos. Mas da mesma forma como nos bairros, a prefeitura vai cobrar dos moradores e vai fazer seus passeios”, garante o secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella.