Prefeitura Municipal de Erechim - Crianças dão exemplo e fazem mutirão de reciclagem
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8421/crianas-do-exemplo-e-fazem-mutiro-de-reciclagem

29/04/2014

Crianças dão exemplo e fazem mutirão de reciclagem

Crianças dão exemplo e fazem mutirão de reciclagem

Estudantes da Escola Cristo Rei recolhem lixos jogados em ruas do bairro

 

 

A ideia do professor de karatê da Escola Municipal Cristo Rei, Marcelo Miorelli, foi levada em frente por estudantes, que na manhã desta terça-feira (29) partiram em um mutirão de reciclagem, pelas ruas próximas de onde estudam. Três turmas das quintas séries da escola recolheram materiais recicláveis, que serão entregues a associações de recicladores.

 

Além do recolhimento dos materiais, houve também palestras realizadas pelos estudantes da Faculdade Ideau e pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que trataram sobre a importância de reciclar o lixo e sobre as formas corretas de separar o material orgânico do material seco. Nos trabalhos, também deram suporte o Elo Verde, a Secretaria Municipal de Educação e a equipe da direção e professores do Cristo Rei.

 

“É importante conscientizar os cidadãos desde que são crianças sobre o reaproveitamento dos materiais recicláveis. Eles aprendem na prática e depois ensinam para os pais, vizinhos e amigos o quanto é benéfico deixar nossa cidade limpa, combater o desperdício e também gerar renda para aqueles que vivem da reciclagem”, apontou a professora comunitária do Programa Mais Educação Jocelei De Lazzari

 

A secretária adjunta do Meio Ambiente, Carla Orso, esclarece o que foi repassado aos estudantes. “Não basta ser plástico, papel ou outro tipo de lixo seco para que possa ser reciclado. É preciso que ele esteja limpo. As embalagens de suco, de iogurte, ou as bandejas de carne, por exemplo, podem ser lavadas antes de serem colocadas no lixo. Uma embalagem suja, além de não poder ser reciclada, acaba estragando outros materiais ao serem misturados na coleta ou na entrega”.

 

 

A secretária acrescenta que materiais que não podem ser limpos, como papel toalha ou papel higiênico usados, não devem ser descartados como lixo reciclável.  Pela secretaria de Educação, auxiliaram na atividade a secretária adjunta, Juliane Bonez, e a diretora de Educação Integral, Juliane Wrublewski.