Prefeitura Municipal de Erechim - Polis salienta importância da educação profissionalizante em inauguração da nova Escola do Senai
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8408/polis-salienta-importncia-da-educao-profissionalizante-em-inaugurao-da-nova-escola-do-senai

25/04/2014

Polis salienta importância da educação profissionalizante em inauguração da nova Escola do Senai

Novo local pode atender até 2,5 mil alunos em diferentes cursos de qualificação

A inauguração do Centro de Educação Profissional Senai – José Oscar Salazar, realizada na manhã desta sexta-feira (25), marca mais uma conquista significativa para o desenvolvimento de Erechim. O espaço, que poderá atender cerca de 2,5 mil alunos em cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, abriga uma grande estrutura para a realização de diversas atividades. A obra tem 3 mil m² de área construída, em um terreno de dimensão total de 20 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura Municipal.

Representando o Poder Público no ato, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da educação profissionalizante neste momento de desenvolvimento e crescimento econômico vivido pelo Brasil e também por Erechim. “Mais do que nunca, a atenção especial à qualificação da mão de obra é uma maneira fundamental de construir oportunidades de crescimento para nossa população, e de qualificar cada vez mais os serviços prestados pelas empresas locais”, destacou.

Polis ressalta que a educação é a melhor saída para garantir o futuro, e, desta forma, com um trabalho integrado entre a iniciativa privada e o Poder Público, a cidade de Erechim pode projetar excelentes perspectivas. “Estamos em um momento importante, colhendo frutos de um trabalho intensificado agora, mas que vem sendo realizado ao longo dos anos. Estamos também projetando o passo seguinte, que deve ser dado em breve, no caso da área empresarial e industrial, com a criação dos novos distritos industriais e a ampliação do campo de oportunidades na nossa cidade. Termos o SENAI como parceiro deste desafio, assim como as outras instituições, é de grande valor, e esta nova escola certamente será essencial para o processo”, reforça Polis.

Na nova escola do Senai, serão instaladas as áreas administrativa e técnica do Senai, salas de aula, auditório para mais de 200 pessoas, laboratórios e oficinas, área de apoio e de tecnologias. A administrativa, salas de aula e auditório são climatizados. Além disso, a obra também possui caráter sustentável, contando com um reservatório de água com capacidade de aproximadamente 200 mil litros, que poderá reaproveitar a água da chuva. A atual escola, que é localizada junto ao Colégio Haidée Tedesco Reali, segue em funcionamento, e deverá seguir abrigando cursos de elétrica – enquanto a nova escola é focada especialmente na área de mecânica.

O ato contou com a presença do presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller; do diretor regional do SENAI do Rio Grande do Sul, José Zortéa; e o presidente do Conselho Consultivo do SENAI de Erechim, Mário Luís Cavaletti. Juntamente com o prefeito Paulo Polis, eles realizaram o descerramento da placa alusiva ao evento oficial de inauguração do Centro Profissionalizante, que marca o início desta nova etapa de trabalho do SENAI de Erechim. Na placa, assinada pelos quatro representantes, uma homenagem a todos que viabilizaram a concretização do projeto.

Após a cerimônia oficial, organizada no auditório da escola, as autoridades presentes realizaram o corte simbólico da fita, prosseguindo com uma visita às instalações para conhecer os espaços em que serão desenvolvidas as atividades da escola. Finalizando as atividades, foi ofertado aos presentes um coffy break.