Prefeitura Municipal de Erechim - Encerramento da XV Semana de Prevenção e Combate ao Câncer é marcado por emoção
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8354/encerramento-da-xv-semana-de-preveno-e-combate-ao-cncer--marcado-por-emoo

11/04/2014

Encerramento da XV Semana de Prevenção e Combate ao Câncer é marcado por emoção

Encerramento da XV Semana de Prevenção e Combate ao Câncer é marcado por emoção
Encerramento da XV Semana de Prevenção e Combate ao Câncer é marcado por emoção

A programação da XV Semana de Prevenção e Combate ao Câncer, promovida pela Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), através da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), realizou nesta quinta-feira (10), um dia de descontração para as mulheres em tratamento oncológico da instituição.
Em meio a alegria, conversas e muita emoção, as pacientes participaram do Dia de Beleza com manicure e maquiagem, proporcionado pelo salão de beleza Vitrine Hair, além de dicas de como usar o lenço, e pintar sobrancelha. Colaboradores da UNACON se emocionaram com os relatos das mulheres.
Teresinha Braciack Chiarello está no seu segundo tratamento oncológico e encontrou forças para vencer o câncer ajudando outras mulheres que estão em enfrentando a doença. “Eu me propus a fazer esse trabalho voluntário uma vez por mês. Quando eu venho fazer o tratamento no hospital, faço esse trabalho. Se a pessoa não precisar de ajuda em colocar um lenço ou em fazer a sobrancelha ou tratar a pele que fica muito sensível com o tratamento ou vou ajudar conversando e dando força”, relata Teresinha.
Suzi Nara Trindade, fala de como foi surpreendida ao chegar ao hospital e ser recebida desta forma. “Eu não me pintava, não me ajeitava, não arrumava tempo para mim. Hoje vim para o hospital buscar uns exames e fui convidada a participar, foi uma surpresa que ajudou muito na minha autoestima”, destaca Suzi.
A enfermeira responsável pela UNACON, Neiva Fátima da Silva, fala da importância desta ação. “Nós da UNACON pensamos neste evento com o objetivo de melhorar a autoestima das pacientes. Acreditamos que essa ação ajuda no tratamento e não tem como não nos emocionarmos quando as pacientes e as pessoas que aqui são tratadas, falam da dificuldade de enfrentar a doença. Por isso nos sentimos muito gratificados em saber que podemos ajudar de várias formas, para que esses pacientes vençam esta doença”, declara Neiva.