Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim receberá dois médicos do Programa Mais Médicos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8317/erechim-receber-dois-mdicos-do-programa-mais-mdicos

03/04/2014

Erechim receberá dois médicos do Programa Mais Médicos

Erechim receberá dois médicos do Programa Mais Médicos

Profissionais devem chegar à cidade na próxima semana

O município de Erechim foi contemplado com dois médicos do Programa Mais Médicos do governo federal. Os profissionais, que atenderão a atenção básica, devem chegar à cidade no próximo dia 11 de abril (sexta-feira). Conforme o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., nos primeiros dias, os médicos irão fazer o reconhecimento do território enquanto aguardam o carimbo do ministério da Saúde, que autoriza, por exemplo, a realização de consultas. O tempo de espera de tal processo varia entre uma e duas semanas.
O município de Erechim havia se cadastrado no Programa ainda em 2013, quando solicitou o encaminhamento de dois profissionais para reforçar o atendimento de saúde nas UBS’s da cidade.

Mais Médicos já chegou a 13,2 mil profissionais no Brasil
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal está garantindo mais médicos para o Brasil e mais saúde ao cidadão. A meta inicial do programa, de chegar a 13,2 mil médicos já foi alcançada, segundo o Ministério da Saúde.

Medicina em Erechim também integra o Programa
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil - projeto no qual Erechim também já foi contemplado com a residência médica já em funcionamento na FHSTE, e a pré-seleção para o Curso de Medicina.
Além disso, Erechim já conta com um médico atuando por meio do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab).