Prefeitura Municipal de Erechim - Aparelho de radioterapia é reinstalado no Santa Terezinha
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8312/aparelho-de-radioterapia--reinstalado-no-santa-terezinha

02/04/2014

Aparelho de radioterapia é reinstalado no Santa Terezinha

Aparelho de radioterapia é reinstalado no Santa Terezinha

O acelerador linear (aparelho de radioterapia) da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) - após período de reparos - volta a funcionar na instituição. Depois da fase de testes, a empresa responsável deu parecer favorável ao uso do aparelho.
A partir desta quinta-feira (3), alguns pacientes começam a receber o tratamento radioterápico. Por determinação médica pacientes que iniciaram o tratamento em Passo Fundo continuarão sendo tratados lá.
Conforme a direção do Hospital, durante o tempo em que o equipamento estava no conserto todos os pacientes que necessitaram de tratamento foram encaminhados a cidade de Passo Fundo, sendo o deslocamento de responsabilidade do município. No mesmo período, reforça a direção da FHSTE, nenhum paciente ficou sem receber atendimento ou teve algum prejuízo.

UNACON terá novo equipamento
O Hospital dispõe de um novo aparelho de maior potência que o atual, minimizando o risco de futuros problemas técnicos. Doado pelo INCA, a entrada em funcionamento do novo equipamento depende de uma estrutura física de alto investimento, já garantidos para Erechim com recursos dos governos federal, estadual e municipal.
Com este compromisso, o Governo de Erechim e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha assinaram no último mês de outubro a ordem de serviço para o início das obras de construção da nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital, a UNACON que receberá o novo acelerador linear. Após concluída, a UNACON aumentará em 100% a capacidade de atendimento da radioterapia e em 50% o atendimento da quimioterapia no hospital.
A unidade também contemplará uma farmácia central de manipulação de radioterápicos.