Prefeitura Municipal de Erechim - Encontro do Fórum pelo Fim da Violência Sexual reúne mais de 60 participantes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8293/encontro-do-frum-pelo-fim-da-violncia-sexual-rene-mais-de-60-participantes

31/03/2014

Encontro do Fórum pelo Fim da Violência Sexual reúne mais de 60 participantes

Encontro do Fórum pelo Fim da Violência Sexual reúne mais de 60 participantes
Encontro do Fórum pelo Fim da Violência Sexual reúne mais de 60 participantes

Rede de atendimento foca no fortalecimento das ações práticas, além da programação da Semana de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, de 12 a 16 de maio

A rede de serviços e instituições participantes do Fórum Municipal pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes esteve reunida na sexta-feira (28), no Auditório da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para o terceiro encontro deste ano.
Durante o debate – que contou com a participação de 68 pessoas representando instituições públicas, privadas, entidades socioassistenciais, estudantes e sociedade civil - foram retomados os objetivos do Fórum. Entre eles, os fluxos de atendimento as situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.
De acordo com a psicóloga coordenadora da Divisão de Proteção Social Básica da Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Erechim, Valéria Barancelli, durante o encontro foi retomado o fluxograma utilizado pelo antigo Serviço Sentinela, serviço hoje incorporado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
“A análise destes modelos de fluxograma e de protocolos de atendimento as vítimas, bem como o conhecimento da função de cada órgão ou instituição participante, faz parte de um processo importante para a integração e o fortalecimento da rede de atendimento. Com isso, o que se pretende é a qualificação do atendimento as situações de violência sexual”, reforça a coordenadora.
Ainda, foi apresentada a proposta para a Semana de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em alusão ao Dia 18 de maio - dia nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes - que reunirá ações das instituições participantes e apoiadoras do Fórum, no período de 12 a 16 de maio de 2014.