Prefeitura Municipal de Erechim - Todos pela Medicina
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8291/todos-pela-medicina

31/03/2014

Todos pela Medicina

Todos pela Medicina
Todos pela Medicina

Prefeituras de Erechim, Getúlio Vargas e Nonoai assinam convênio para reforçar pleito regional pela conquista de curso de Medicina em Erechim

Os prefeitos de Erechim, Paulo Polis, Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezotto, e o secretário de Saúde e Ação Social de Nonoai, Vilmar Alessi, assinaram na manhã desta segunda-feira (31), no salão nobre da Prefeitura de Erechim, convênio que confirma parceria buscando garantir a implantação de um Curso de Medicina na região, a partir da disponibilização dos serviços e estruturas de saúde pública. A assinatura do convênio é mais uma etapa vencida pelas lideranças regionais na busca pela Medicina, e integra as exigências do Ministério da Educação (MEC) que no fim de 2013 pré-selecionou Erechim para receber o Curso, ao lado de outros 48 municípios brasileiros, sendo apenas 4 no RS.
Entre as diretrizes do MEC, há a exigência mínima de 250 leitos hospitalares que atendam o Sistema Único de Saúde (SUS) – o que foi alcançado graças à aproximação regional. Até o próximo dia 4 de abril o município de Erechim encaminhará, ainda, novos documentos ao MEC que, entre abril e maio, deverá realizar visita às instalações e equipamentos de saúde de Erechim e região que servirão de base para o Curso.
Segundo o prefeito Polis, o nível de maturidade regional alcançado pelas lideranças do Alto Uruguai é um indicativo claro de que todos estão trabalhando pelo fortalecimento das relações e o desenvolvimento das cidades, pensando, acima de tudo, no bem da população. ‘O curso de Medicina será um divisor de águas não só para Erechim como para a região, formando mais médicos, que atenderão essencialmente a saúde pública, e trazendo novos investimentos para nossas cidades”, definiu o prefeito de Erechim.
Para o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezotto, Erechim está de parabéns por ter ido atrás do Curso de Medicina, chamando para o debate toda a região. “No passado, em algumas oportunidades, Erechim só pensava em si; com o prefeito Polis isso mudou. Quem ganha é a comunidade regional”, enfatizou.
O presidente da Amau e prefeito de Quatro Irmãos, Adilson De Valle, ao destacar a perseverança e o empenho de Erechim, lembrou que os pequenos municípios da região, com a instalação do curso de Medicina em Erechim, também serão favorecidos – passando a contar com mais profissionais médicos à disposição das pessoas.
Participaram do ato de assinatura do convênio, ainda, o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Alves Bento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde e responsável pelo projeto da Medicina em nome do governo de Erechim, Jackson Arpini (que inicialmente explicou as etapas que já foram superadas e àquelas que ainda devem ser vencidas para a confirmação definitiva do Curso), além dos secretários erechinenses Plínio Costa Jr. (Saúde), Anacleto Zanella (Coordenação e Planejamento) e Salus Loch (Comunicação). O chefe de gabinete Alam Comin, a coordenadora do gabinete da vice-prefeita, Clarice Maronesi, o servidor da pasta da Saúde, João Dautartas, o diretor do Hospital Santa Terezinha, Rafael Ayub, e o secretário de Saúde de Getúlio Vargas, Elgido Pasa, também acompanharam o ato. A implantação dos novos cursos de Medicina no Brasil integra o Programa Mais Médicos, do governo federal.