Prefeitura Municipal de Erechim - Mês da Mulher é marcado por certificação e entrega de material para a FHSTE
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8287/ms-da-mulher--marcado-por-certificao-e-entrega-de-material-para-a-fhste

28/03/2014

Mês da Mulher é marcado por certificação e entrega de material para a FHSTE

O Governo de Erechim, através da Coordenadoria da Mulher vinculada à Secretaria de Cidadania e Setor Materno Infantil da Secretaria de Saúde, promoveu – durante o mês de março – atividades comemorativas ao Dia da Mulher. Na tarde de sexta-feira (28) no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro Progresso, foi palco do encerramento das atividades com certificação das 36 participantes do curso de Corte e Costura e entrega dos materiais confeccionados (lençóis e fronhas) durante as aulas para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE).
A solenidade contou com a presença da vice-prefeita, Ana Oliveira; do diretor executivo da FHSTE, Rafael Ayub; dos secretários Anacleto Zanella (Coordenação e Planejamento) e Plínio Costa Jr. (Saúde); da diretora técnica social da Secretaria de Cidadania, Nelci D’Agostini; da coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Cristiane Puerari; da professora do Curso de Corte e Costura ministrado pela empresa Oldoni e Oldoni Ltda, Inês Federle; do coordenador do CEU, Jonas Santos; das colaboradoras dos CRAS de Erechim; dos vereadores Lucas Farina e Valdemar Loch; demais servidores da Prefeitura, convidados e imprensa.
O evento também contou com apresentação musical da estudante, Marjana Stasczak.

Igualdade de direitos e respeito à mulher
De acordo com a vice-prefeita, para o mês de março foram propostas uma série de atividades com intuito de despertar o olhar da sociedade para a questão da igualdade de direitos e do respeito à mulher. “Nós mulheres devemos estar cientes da força que temos para melhorar cada vez mais a nossa realidade. Além disso, é fundamental que saibamos que tudo que conquistamos é fruto de esforço e coragem de cada uma, além do apoio de nossas famílias", frisa Ana Oliveira.
“Com este curso, a Administração Municipal busca melhorar a vida das pessoas com a ampliação de conhecimento, além de possibilitar a superação das limitações, agregando em um mesmo espaço integração, capacitação e orientações sobre os direitos das mulheres”, pontua a vice-prefeita.
“Com muito diálogo, reflexão e abertura de caminhos conquistaremos a igualdade de direitos. Este é um debate que deve se manter ao longo de todo o ano, não apenas durante as comemorações do mês da mulher, pois a igualdade é uma necessidade emergente da nossa sociedade”, afirma.

Curso Básico de Corte e Costura
O Curso Básico de Corte e Costura fez parte do projeto de capacitação para mulheres em situação de emergência, desenvolvido pela Secretaria de Cidadania, através da Coordenadoria da Mulher e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos bairros Progresso, Parque Lívia e Presidente Vargas em parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE).
A capacitação teve duração de 194 horas, com oficina realizada uma vez por semana em cada CRAS, através de uma parceria entre governos Municipal e Federal. O objetivo foi oportunizar as mulheres o resgate da autoestima, confiança, segurança emocional, qualificação profissional e independência financeira. É também meta do programa a geração de emprego e renda, respeitando sua individualidade e suas potencialidades.
As alunas tiveram aulas teóricas através de palestras, orientações jurídicas, acompanhamentos psicossociais e convivência social no grupo. Na parte prática as participantes aprenderam várias modalidades em corte e costura, reformas gerais de roupas e modelagem.