Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito alerta sobre o peso da responsabilidade social dos municípios
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/825/prefeito-alerta-sobre-o-peso-da-responsabilidade-social-dos-municpios

24/07/2007

Prefeito alerta sobre o peso da responsabilidade social dos municípios

Prefeito alerta sobre o peso da responsabilidade social dos municípios

    A crescente transferência de responsabilidade social para a gestão do município foi o foco central do pronunciamento do prefeito Eloi Zanella, durante a abertura da VI Conferência Municipal de Assistência Social, realizada hoje (24) de manhã em Erechim. Na avaliação dele os governos estadual e federal estão cada vez mais distanciados dos cidadãos, promovendo, com isso, uma sobrecarga  que já atinge o limite das receitas municipais.

Responsabilidade

    “É verdade que o município tem sua parcela de responsabilidade no atendimento às conquistas da cidadania, e faz muito bem, desde a atenção básica à saúde, mas como o Estado e a União estão distantes, o cidadão passou a acreditar que todos os seus direitos são de responsabilidade do município”, sublinhou.
    Um exemplo disso está na estrutura da Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação que 2001 tinha um quadro com 23 servidores e hoje são mais de 130, para atender as demandas do setor assistência social no município.

Prevenção

    Além de aplicar as políticas de governo para o setor de assistência social, o município investe na prevenção em outras áreas como Saúde e Educação, acrescenta o prefeito. O Programa de Educação em Tempo Integral – Proeti –, inédito no RS, implantado em Erechim no ano de 2001, está promovendo uma revolução silenciosa na educação de responsabilidade do município. É um programa social preventivo porque atende hoje, no período inverso da sala de aula, 3.474 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental matriculados nas escolas municipais localizadas nos bairros. “Sem uma atividade complementar, elas ficariam nas ruas, expostas aos mais variados tipos de riscos, pela falta de acompanhamento familiar”.

Família

    O Prefeito Zanella renovou o alerta que vem fazendo desde que reassumiu a prefeitura há sete anos. Na sua avaliação, o aumento da responsabilidade do poder público perante as questões sociais mais graves, envolvendo principalmente as crianças e os adolescentes, vem da crescente perda de controle familiar sobres os seus integrantes, em especial das crianças. O Proeti trabalha no sentido de resgatar esse vínculo, fazendo os pais integrarem-se na escola, vivenciando de perto e participando da inclusão social proposta pelo programa.

Rede

    Para agravar mais este quadro, o aumento da gradativo da responsabilidade social do município em relação aos direitos da cidadania, vem cheio de regras de prestação de contas que são impostas aos gestores municipais. Aquele que não se enquadra perde recursos, fica sem crédito.
    Nesse sentido, o prefeito alertou que as entidades assistenciais que recebem recursos públicos precisam atingir as metas estabelecidas para que a rede não seja rompida no município, criando situações que acabam comprometendo o suprimento das carências da sociedade.