Prefeitura Municipal de Erechim - VI Conferência Municipal de Assistência Social é hoje no Medianeira
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/824/vi-conferncia-municipal-de-assistncia-social--hoje-no-medianeira

24/07/2007

VI Conferência Municipal de Assistência Social é hoje no Medianeira

VI Conferência Municipal de Assistência Social é hoje no Medianeira

    A VI Conferncia Municipal de Assistncia Social est sendo realizada no ginsio de esportes da Escola de Ensino Fundamental Marista Medianeira. A abertura foi s 8h45m pela presidente do Comas Conselho Municipal de Assistncia Social Gldis Ebert, com a aprovao do regimento interno. Est em debate o tema: Compromissos e responsabilidade para proteo social pelo Sistema nico de Assistncia Social SUAS. O fechamento est previsto para s 17 h.

Participantes
    Participaram da abertura: o prefeito Eloi Zanella, secretrio municipal  Cidadania e Habitao Nelso Rodrigues Leite, vereador Jos da Cruz representante da Cmara Municipal, Assistente Social Gldis Ebert presidente do Comas, Ilsa Kanapik representante do Conselho Municipal de Educao, Marisa Fernandes da Silva Conselho Municipal dos Direitos da Criana e Adolescente de Erechim (Condicae), Alzira Torres Garcez coordenadora do Conselho Tutelar, secretrios municipais Jos Osvaldo Leite Camargo (Coordenao e Planejamento), Luiz Felipe De Marchi (Meio Ambiente), professor Armando Grando - coordenador geral da Secretaria Municipal de Educao. O pblico formado por assistentes sociais, tcnicos em assistncia social, jovens e representantes das dezenas de integrantes dos clubes de terceira idade em atividade no municpio.

Debate
    O primeiro painel do programa - Avanos e dificuldades da rede em relao a implantao do SUAS foi de responsabilidade do secretrio Nelso Leite e da Assessora Tcnica Cludia Pires. Ainda no perodo da manh ser desenvolvido o painel - Controle Social - pela presidente do Comas Ebert, e a Educadora Social Nelci D`Agostini.    
     tarde, sero formados grupos de avaliao para elaborao das proposies e tambm sero indicados os dois delegado para a Conferncia Estadual.

Manifestaes
    O secretrio Nelso Leite falou das polticas pblicas municipais voltadas para a assistncia social. A presidente do Comas alertou para os direitos e deveres do cidado, com destaque para o direito Proteo das Polticas Pblicas como: assistncia, sade, educao, habitao, segurana, alimentao, cultura, esporte, lazer, documentao civil e preservao do meio ambiente; e o dever quanto a participao e a organizao, o exerccio do controle social e cobrana sobre formao e informao.

Preocupao
    O prefeito Eloi Zanella renovou a preocupao que tem como gestor pblico a respeito do aumento das responsabilidades do Municpio e o distanciamento do Estado e da Unio. Destacou que Erechim faz a sua parte e a dos outros escales governamentais. Ele citou o Programa de Educao em Tempo Integral Proeti - como uma inovao indita no RS, implantado em Erechim pelo governo municipal, que est atendendo mais de trs mil alunos no perodo inverso sala de aula, com grande receptividade das famlias; com avanos significativos na proteo bsica s crianas e adolescentes e na preparao para quando chegar o momento do ingresso no mercado de trabalho. Na Assistncia Social so mais de cem profissionais envolvidos nos programas existentes.