Prefeitura Municipal de Erechim - Primeira Noite do Filó
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/818/primeira-noite-do-fil

20/07/2007

Primeira Noite do Filó

Primeira Noite do Filó

    Na última quarta-feira (18), na Escola Municipal D. Pedro II, foi realizada a Primeira Noite do Filó, que contou com a participação e apresentação dos alunos do Projeto Cultura Italiana, do Programa de Educação em Tempo Integral – PROETI, em parceria com o grupo “Per Avanti”.
Estiveram presentes os pais dos alunos, professores e funcionários e equipe diretivas da escola, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação Neiva Baidek, coordenadora do PROETI, Rita Capeletti e professora Gilmara Durli responsável pelo projeto Integração Escola X Família.
    Todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e os costumes da etnia italiana, a história dos Imigrantes que saíram de seu país e chegaram até nosso Estado em busca de seus sonhos.
    As tradicionais noites de Filó foram resgatadas na programação desenvolvida na escola, através de um teatro com diálogo em italiano mostrando a viagem dos italianos para o Brasil, a chegada e o Filó acompanhado de várias atividades, contos, tricôs, jogos, conversas e a grande final com a dança italiana Tarantela e Manfrina. Após, todos se reuniram para um jantar típico Italiano.