Prefeitura Municipal de Erechim - Um Parque para chamar de ‘nosso’
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8166/um-parque-para-chamar-de-nosso

27/02/2014

Um Parque para chamar de ‘nosso’

 

Projeto que prevê a abertura do Longines Malinowski para utilização da comunidade terá início em março com plantio de árvores nativas no lugar de árvores consideradas invasoras/exóticas. Trilhas com acessibilidade, um centro de educação ambiental e um mirante também serão viabilizados
 
Oferecer novas opções de lazer à comunidade, com segurança e acessibilidade, buscando estimular a educação e a preservação ambiental. Eis, em linhas gerais, a proposta do governo com a abertura do Parque Longines Malinowski às pessoas.
O projeto, que obedece a um plano de manejo do espaço já concluído pela URI, terá início no mês de março com o plantio de árvores nativas (Araucárias e frutíferas) em substituição a árvores consideradas exóticas/invasoras (Uva Japão, Pinus e Eucaliptos), que serão retiradas.
Paralelamente, a Prefeitura estará encaminhando a finalização do passeio no entorno do Parque, e a construção de pelo menos 1,3 km de trilhas internas na área de preservação ambiental. Todo o trajeto será iluminado e construído com piso interativo (paver), garantindo acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, além de oportunizar o contato direto das famílias, escolas e da comunidade em geral com a natureza, explica o secretário de Meio Ambiente, Mário Rossi. Uma trilha de chão batido também será mantida. Duas guaritas com guardas-parque (nas entradas do Mato - nas ruas Henrique Dias e Pernambuco) garantirão a segurança dos frequentadores do Longines. Câmaras de vídeomonitoramento deverão ser instaladas ao longo das trilhas e nos seis espaços de convivências previstos.
O projeto ainda prevê a construção na parte interna do Parque de um centro de educação ambiental (que terá, entre outros, anfiteatro e local de atendimento ao público) e de um mirante com mais de 20 metros de altura, de onde a cidade poderá ser visualizada pelos visitantes. O Centro de Lazer Viva Melhor (que inclui campo de futebol e a academia ao ar livre, além de churrasqueiras e espaço para as famílias) será integrado ao projeto.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, salienta a importância de trabalhar pela preservação do Parque Natural. O Longines Malinowski é um espaço fundamental, que garante melhor qualidade de vida para nossa população. O objetivo é torná-lo ainda mais harmônico, possibilitando que as famílias erechinenses tenham através dele outro contato com a natureza, e também busquem conhecimentos sobre os benefícios da preservação do meio ambiente. A ideia é fazer com que as pessoas se apropriem daquela incrível área de preservação. Ele será uma Parque para que cada um chame de ‘nosso’’, destaca Polis.