Prefeitura Municipal de Erechim - Assinado contrato para construção da URA
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8146/assinado-contrato-para-construo-da-ura

21/02/2014

Assinado contrato para construção da URA

Unidade de Referência Animal (URA) irá cuidar do tratamento e realizar a castração de cães e gatos maltratados ou de rua para posterior adoção

O prefeito Paulo Polis assinou nesta sexta-feira (21) contrato para a construção da Unidade de Referência Animal (URA) de Erechim. O ato realizado no Horto Florestal, local que receberá a Unidade, foi prestigiado pela vice-prefeita Ana Oliveira; secretários Plínio Costa Jr., Mario Rossi, Anacleto Zanella, Jorge Psidonik e Salus Loch; vereadores Vânia Miola, Valdemar Loch, Clarice Moraes, Leandro Basso, Fernando Barp, Sargento Fávero, Zé da Cruz, Claudemir de Araújo, Luiz de Brito e Eni Scandolara; além de representantes de ONG´s protetoras/cuidadoras dos animais no município e demais servidores públicos.

A URA irá realizar tratamento e castração de cães e gatos de rua e, também, dos animais maltratados. A empresa vencedora da licitação – Empreiteira de Mão-de-Obra Rodrigues Ltda (que é de Erechim) terá, conforme contrato, 4 meses para realizar o serviço. O investimento do governo na construção da Unidade será de R$ 166.546,46.

Para o prefeito Polis, a obra atende a uma reivindicação antiga e legítima da sociedade erechinense. Segundo ele, a URA servirá como uma espécie de ‘hospital’ para os animais em situação de vulnerabilidade, que serão, após tratados, destinados à adoção. Enquanto as obras da Unidade estiverem acontecendo, o prefeito informou que o poder público está abrindo período de credenciamento para clínicas que tenham interesse em tratar de animais acidentados ou abandonados nos fins de semana e feriados.

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Valdemar Loch reforçou que a assinatura do contrato representa a realização de um sonho de expressiva parcela da comunidade, levando em conta aspectos como a saúde pública, a valorização e respeito ao trabalho dos protetores e os direitos dos próprios animais.

Segundo o secretário de Saúde, Plínio Costa Júnior, a ideia não é apenas criar um canil ou gatil, mas cuidar destes animais até que sejam adotados. Conforme ele, o projeto está inserido dentro do setor de zoonoses, vetores e pragas, e para sua viabilização e operacionalização deverá contar com a parceria da comunidade e das ONG´s que cuidam dos animais em Erechim. Inicialmente, o trabalho de castração será efetivado nas fêmeas, que são as reprodutoras.

Posse responsável

A URA, que tem como gestor do projeto o coordenador da Vigilância em Saúde, Theodoro Tedesco Neto, deverá adequar seu funcionamento conforme a demanda gerada – sendo o custeio de responsabilidade da prefeitura. No entanto, o governo municipal reforça a importância da posse responsável buscando evitar, entre outros, o abandono e as doenças transmitidas pelos animais.