Prefeitura Municipal de Erechim - Conferência de Defesa Civil assume caráter intermunicipal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8120/conferncia-de-defesa-civil-assume-carter-intermunicipal

17/02/2014

Conferência de Defesa Civil assume caráter intermunicipal

Conferência de Defesa Civil assume caráter intermunicipal

Em reunião realizada na última quinta-feira (13), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) - vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS) do Governo de Erechim – com representatividade governamental e não governamental definiu pela realização de Conferência Intermunicipal, abrangendo os municípios da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU). O encontro foi coordenado pela diretora de Segurança e coordenadora da Defesa Civil de Erechim, Luciana Baruffi e pelo coordenador da Regional de Passo Fundo (REDEC II), capitão Ney Câmara Neto.
A 2ª Conferência de Proteção e Defesa Civil, que será realizada dia 13 de março de 2014, no auditório do Prédio 8 da URI das 7h30 às 17h (com intervalo para almoço), conta com a participação de 22 municípios da região. “Até o momento temos confirmada a adesão de 22 municípios da região da AMAU, sendo que estamos para receber a confirmação dos outros 10 municípios quanto a participação na Conferência”, explica Luciana.

Integração e novos paradigmas
Sob a temática "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional", a etapa intermunicipal - que antecede o evento estadual e a 2ª Conferência Nacional - vai promover, incentivar e colocar em discussão a questão da proteção na defesa civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional prevista na Lei nº 12.608/12.
Para a coordenadora da Defesa Civil de Erechim, o evento objetiva promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas, tendo em vista novos paradigmas para a proteção e a defesa civil. “As conferências iniciam e fomentam a discussão sobre o tema, tendo como base as realidades nos municípios brasileiros. Essas etapas elegem delegados e encaminham propostas à Etapa Estadual onde serão agregados todos os princípios e diretrizes discutidos e apresentados nas etapas municipais, construindo um corpo de delegados e propostas para representar o Estado na Conferência Nacional”, pontua Luciana, destacando a importância da união e integração dos municípios da AMAU para maior representatividade na etapa estadual e nacional.