Prefeitura Municipal de Erechim - Defesa Civil, Prefeitura e Corpo de Bombeiros unem forças para auxiliar comunidade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8113/defesa-civil-prefeitura-e-corpo-de-bombeiros-unem-foras-para-auxiliar-comunidade

13/02/2014

Defesa Civil, Prefeitura e Corpo de Bombeiros unem forças para auxiliar comunidade

Até o final da manhã de quinta-feira (13), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros apontavam o levantamento de 34 casas parcialmente descobertas, 14 árvores e 10 postes de energia elétrica caídos, 2 princípios de incêndio, 2 casas e 3 UBS’s alagadas

No final da tarde de quarta-feira (12), um forte temporal, acompanhado de rajadas de vento atingiu a cidade de Erechim mobilizando as equipes de emergência no auxílio às famílias atingidas diretamente pela chuva, bem como à comunidade que foi prejudicada pela ação do tempo.
Ainda durante o temporal, 4 equipes da Defesa Civil, compostas por 50 pessoas e 6 equipes do Corpo de Bombeiros, com 19 pessoas e 6 viaturas atuaram nas situações de emergência. Também, as equipes contaram com o apoio de colaboradores da Prefeitura de Erechim, através das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Administração e Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança. Durante a noite de quarta-feira, os trabalhos da Defesa Civil e dos Bombeiros foram acompanhados pelo prefeito Paulo Polis e vice Ana Oliveira.
Até o final da manhã desta quinta-feira (13), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros apontavam o levantamento de 34 casas parcialmente descobertas, 14 árvores e 10 postes de energia elétrica caídos, 2 princípios de incêndio ocasionados pela ação de raios, 2 casas e 3 UBS’s alagadas. Além disso, 2 mil metros quadrados de lona plástica foram distribuídos pela Defesa Civil no Quartel do Corpo de Bombeiros e nos locais onde havia necessidade de colocação das lonas.
Os bairros mais atingidos foram o Progresso, Rio Tigre e Cristo Rei. Não houve registro de nenhum ferido em razão do temporal. Alguns locais ainda estão sem água e energia elétrica o que deve ser normalizado pela Corsan e RGE. Os números oficiais serão divulgados após conclusão do levantamento dos dados pelos órgãos competentes.
Durante esta quinta-feira, diversas equipes seguem atuando nos locais atingidos para limpeza e retirada de material. A Prefeitura disponibiliza maquinário e colaboradores das secretarias de Obras e Meio Ambiente para trabalhar no auxílio à comunidade. O Corpo de Bombeiros mantém 2 equipes atuando durante todo o dia nos locais onde houver necessidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros foram registrados 70 milímetros de chuva em um período curto de tempo, o que inevitavelmente ocasionou os prejuízos contabilizados. A coordenadora da Defesa Civil de Erechim, Luciana Baruffi e o coordenador da Regional de Defesa Civil de Passo Fundo (REDEC II), capitão Ney Câmara Neto estiveram nos locais atingidos para levantamento de dados para cadastro no Sistema Integrado de Informações aos Desastres (S2ID) do Ministério da Integração de acordo com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).
Erechim mantém o Plano Municipal de Contingência de Prevenção e Recuperação de Vendaval e Granizo cadastrado no Sistema da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em conformidade com a Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012 que autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres.