Prefeitura Municipal de Erechim - Operação marca três anos de realização da Balada Segura no RS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8077/operao-marca-trs-anos-de-realizao-da-balada-segura-no-rs

06/02/2014

Operação marca três anos de realização da Balada Segura no RS

Durante a Balada dois condutores apresentaram recusa ao teste e dois tiveram resultado positivo para ingestão de álcool. Ao todo 90 veículos foram abordados

A noite de quarta-feira (5) foi marcada por mais uma Operação Balada Segura em Erechim desenvolvida com objetivo de educar para um trânsito mais seguro, buscando a conscientização dos condutores para redução dos índices de acidentes de trânsito, coibindo a embriaguez ao volante. A ação, realizada no Viaduto Ruben Berta, da avenida Maurício Cardoso, das 22h às 00h45, marcou os três anos da operação no Estado do Rio Grande do Sul.
Em várias cidades do RS aconteceram operações simultâneas. De acordo com o Detran/RS, 85.766 veículos foram abordados desde o início da Operação no Estado, sendo que foi registrado 45% de redução do índice de motoristas alcoolizados por blitz desde 2011.

Números da Balada
Na última Operação, 90 veículos abordados em Erechim, onde os condutores foram convidados a realizar o teste com o etilômetro. Destes, dois condutores apresentaram recusa ao teste, sendo autuados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dos 88 testes realizados, dois condutores apresentaram resultado positivo para ingestão de álcool e foram autuados pela infração. Ainda, 24 condutores autuados por infrações diversas e 2 veículos recolhidos mediante guincho.
Participaram agentes da Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Rodoviária Estadual, além de colaboradores do CRD Lindóia e integrantes da Associação Tiago de Souza -Vida Urgente.

Atividade lúdica
Durante a Operação a equipe de trabalho desenvolveu atividade lúdica e descontraída com os condutores de veículos e passageiros. De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa, a Balada Segura de 2014 vem com mais uma inovação. “São placas com frases motivacionais, onde o motorista que faz o teste do etilômetro e não acusa alcoolemia pode escolher sua placa e comemorar de forma descontraída sua colaboração para um trânsito seguro”, explica Testa, afirmando que as placas - além de cunho educativo - servem para incentivar os motoristas a continuarem tomando atitudes seguras no trânsito.