Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim recebe representantes da Casa Civil de Porto Alegre
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8058/governo-de-erechim-recebe-representantes-da-casa-civil-de-porto-alegre

03/02/2014

Governo de Erechim recebe representantes da Casa Civil de Porto Alegre

Governo de Erechim recebe representantes da Casa Civil de Porto Alegre

Encontro teve como objetivo apresentação de proposta para possível oferta de cursos na área de gastronomia, via Pronatec

O Governo de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e equipe de referência do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), recebeu no último dia 28, a visita de representantes da Casa Civil do Governo do Estado do RS. Ewelize Feijó e Celso Ferreira fazem parte do Setor de Assessoria, Coordenação e Pesquisa em Gastronomia da Casa Civil.
Com a presença da secretária de Cidadania de Erechim, Maria Dolores Gollin, o encontro teve como objetivo apresentar proposta para incentivar a realização de ações voltadas à Capacitação em Gastronomia, através dos cursos do Pronatec, buscando a formação de novas parcerias com o setor público e privado.
Para os representantes da Casa Civil, é de extrema importância propor junto as entidades SENAI, SENAC e Instituto Federal a oferta de cursos na área da gastronomia, uma vez que o setor vem apresentando crescente expansão. “A perspectiva em função dos eventos da Copa 2014 e Olimpíadas 2016 é de geração de novas frentes de trabalho, gerando a inclusão no mercado de trabalho”, explica Ewelize Feijó, enfatizando que, junto com a gastronomia, soma-se a cultura e educação, e que o Pronatec seria o meio de viabilização da proposta.
De acordo com a secretária de Cidadania, a partir de agora, o Governo de Erechim irá se reunir com as entidades ofertantes dos cursos do Pronatec para debater acerca da viabilidade da oferta dessas capacitações na área da gastronomia. “O próximo passo, após esse encontro com os representantes da Casa Civil, será nos reunirmos com o SENAI, SENAC e Instituto Federal para debatermos essa questão e avaliarmos as possibilidades de desenvolvimento desses cursos em Erechim”, pontua Dolores, lembrando que em Erechim já são realizados cursos de Gastronomia via Pronatec pelo SENAC, porém será analisada a possibilidade de ampliação desses cursos.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido pelo Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, em parceria com o Governo Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social do Comércio (SENAC) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul, tem como principal objetivo, a formação e capacitação de mão de obra técnica e especializada nos mais diversos ramos e setores.
Ao todo, o Programa, criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, formou cerca de 1 mil pessoas em Erechim. Em 2013, mais de 560 pessoas receberam a certificação nos cursos qualificação profissional. Para 2014 serão oferecidos gratuitamente em Erechim cerca de 50 cursos de qualificação profissional com mais de 2,9 mil vagas disponíveis.