Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura apoia constituição de Parque Tecnológico em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8052/prefeitura-apoia-constituio-de-parque-tecnolgico-em-erechim

31/01/2014

Prefeitura apoia constituição de Parque Tecnológico em Erechim

Prefeitura apoia constituição de Parque Tecnológico em Erechim

Com o apoio do poder público municipal, a Universidade Regional Integrada (URI) – campus Erechim deverá encaminhar, até o dia 20 de fevereiro, pedido de credenciamento para participar de edital do governo do RS que autorizará o repasse de recursos visando a abertura de novos Parques Tecnológicos no Estado.
O tema foi discutido nesta quinta-feira (30) pelo prefeito Paulo Polis, que recebeu em seu gabinete o diretor administrativo da URI, Paulo Giollo, o responsável pela área de extensão da Universidade, Júlio Brancher, além dos secretários Anacleto Zanella (Planejamento) e Salus Loch (Comunicação), e do chefe de gabinete, Alam Comin.
No meio da semana, Anacleto e Brancher já haviam discutido o assunto com representantes da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento e Tecnologia, explicando a importância da instalação de um Parque Tecnológico para a região Norte do RS. A pauta foi tratada com a secretária ajunta Ghissia Hauser e com o diretor de Tecnologia da secretaria, Luciano Andreatta.
No encontro foram apresentados detalhes sobre o funcionamento do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTEC) e do RS Tecnópole de Apoio às Incubadoras de Base Tecnológica e de indústria criativa. Participaram da reunião, ainda, a professora da URI, Juliana Steffens, e o secretário de Obras do município, Jorge Psidonik.
O edital para apoio financeiro aos Parques deverá ser realizado em março deste ano – sendo que, hoje, a URI já atende a praticamente todos os requisitos necessários para a seleção. O responsável pela área de extensão da Universidade, Julio Brancher, frisa que o Parque não será da URI. “O Parque é da região Norte do RS. Seremos apenas a entidade gestora. Temos, porém, o objetivo de trabalharmos integrados, fortalecendo parcerias que sejam do interesse de empresas, poder público e de toda a comunidade local”, observa.

Experiência chinesa
O secretário Anacleto Zanella destaca que durante viagem oficial à China (realizada no fim do ano passado) foi possível presenciar o compromisso do governo chinês com o estímulo ao desenvolvimento dos Parques Tecnológicos e do processo de inovação, o que tem colaborado para impulsionar e manter firme a economia do país. “Precisamos avançar neste segmento em nossa região, estado e país”, destaca o secretário.
Nesta perspectiva, Anacleto abriu canais de diálogo direto com o secretário de Ciência e Tecnologia do RS, Cleber Prodanov – que também integrou a comitiva oficial do governo gaúcho na China. A Região Norte do RS já tem um Polo Tecnológico em funcionamento. Localizado na URI, o espaço vem se consolidando com projetos de pesquisa e ações inovadoras nas áreas de agropecuária, tecnologia de alimentos, desenvolvimento industrial, energia e meio ambiente. O Parque Tecnológico, no entanto, possibilitaria novas etapas no processo de inovação, agregando valor, ainda, ao processo de pesquisa e desenvolvimento regional.