Prefeitura Municipal de Erechim - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS faz vistoria no Castelinho
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8033/instituto-do-patrimnio-histrico-e-artstico-do-rs-faz-vistoria-no-castelinho

28/01/2014

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS faz vistoria no Castelinho

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS faz vistoria no Castelinho

A diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE/RS), Miriam Rodrigues, realizará nesta quarta-feira (29), a partir das 14h, vistoria técnica às obras de restauro do Castelinho – que teve a 1ª etapa dos trabalhos de recuperação concluída no início de janeiro. Neste primeiro momento, o processo buscou restaurar – em caráter artesanal – a estrutura do prédio, incluindo pintura e recuperação das partes externas comprometidas (madeiras, esquadrias e telhas), e envolveu pelo menos 80 pessoas.

Para a 2ª etapa, o município de Erechim deve lançar nos próximos dias novo edital de licitação prevendo a recuperação da parte interna da edificação (madeiras internas), além de novas instalações elétricas, hidráulicas e o Plano de Prevenção a Incêndios.

Equipes técnica e executiva do governo de Erechim, bem como a imprensa, deverão acompanhar a visita dos membros do IPHAE.

O Castelinho está tombado como Patrimônio Histórico pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o que justifica a visita do Instituto, a fim de conferir o andamento dos trabalhos de restauro. Em 1988, o prédio passou para a responsabilidade do município de Erechim.