Prefeitura Municipal de Erechim - Primeira Balada Segura de 2014 termina sem nenhum caso de embriaguez
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8030/primeira-balada-segura-de-2014-termina-sem-nenhum-caso-de-embriaguez

27/01/2014

Primeira Balada Segura de 2014 termina sem nenhum caso de embriaguez

Mais de 100 motoristas fizeram o teste com etilômetro durante operação realizada na avenida Sete de Setembro

As ações educativas da Operação Balada Segura estão apresentado resultados positivos em Erechim. Na noite da última sexta-feira (24), mais de 100 condutores foram abordados e convidados à realizar o teste com o etilômetro, sendo que nenhum caso de embriaguez foi constatado.
Durante a Operação, desenvolvida com objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e coibir a embriaguez ao volante, a equipe de trabalho desenvolveu atividade lúdica e descontraída com os condutores de veículos e passageiros.
De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa, a primeira Balada Segura de 2014 vem com mais uma inovação. “São placas com frases motivacionais, onde o motorista que faz o teste do etilômetro e não acusa alcoolemia pode escolher sua placa e comemorar de forma descontraída sua colaboração para um trânsito seguro”, explica Testa, afirmando que as placas - além de cunho educativo - servem para incentivar os motoristas a continuarem tomando atitudes seguras no trânsito.
As abordagens ocorreram na avenida Sete de Setembro e apenas dois apresentaram recusa ao teste e foram autuados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Atitudes seguras no trânsito
O secretário de Segurança, Rafael Testa destaca que a educação é o caminho para um trânsito mais seguro. “As pessoas já estão adquirindo consciência de que bebida e direção não combinam e acredito que as ações educativas, como a Balada Segura, tenham sido fundamental para essa mudança de comportamento”, pontua o secretário.
Segundo Testa, é importante ressaltar que o objetivo da Operação é conscientizar a população de que a ingestão de álcool não deve ser sucedida da condução de veículos. “Precisamos humanizar o trânsito e fazer com que todos que fazem parte dele tomem atitudes seguras garantindo o equilíbrio entre os interesses coletivos, e que os papéis desempenhados nas vias, sejam condutores ou pedestres, estejam baseados em valores, onde a vida seja o foco principal”, avalia o secretário.

Números da Operação Balada Segura
No total, foram 105 veículos abordados e 103 testes de etilômetro realizados, sendo que dois condutores apresentaram recusa ao teste. Participaram da ação o 13º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Diretoria de Trânsito e a empresa Guinchos Lindóia.
A Balada Segura foi implantada em Erechim em julho de 2012 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), em parceria com os órgãos de segurança do município, empresas credenciadas do Detran e demais parceiros.