Prefeitura Municipal de Erechim - CEU vai ter documentário para unir equipes de futebol
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8029/ceu-vai-ter-documentrio-para-unir-equipes-de-futebol

27/01/2014

CEU vai ter documentário para unir equipes de futebol

CEU vai ter documentário para unir equipes de futebol

 

Evento está marcado para 14 de fevereiro, no Bairro Progresso

 

 

 

 

 

A prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, vai apresentar uma palestra com documentário com o objetivo de unir as equipes de futebol dos bairros, em especial as que ficam nas proximidades do Progresso. O evento está marcado para o dia 14 de fevereiro, às 19 horas, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro Progresso.

 

 

 

A palestra terá como tema “O futebol como metáfora das relações sociais”, que será realizada pelo cronista esportivo e mestre em História do Futebol, Luciano Breitkreitz. O documentário apresentado será o Preto contra Branco, que fala sobre tradição cultural e preconceito racial, em uma partida de futebol entre moradores de dois bairros periféricos de São Paulo.

 

 

 

O vídeo, realizado pelo programa DOCTV, do Ministério da Cultura, em 2004, mostra as relações sociais através da história da partida, que desde 1972 é realizada sempre na semana que antecede o feriado de Natal. Para jogar, os moradores se declaram brancos ou negros e são destinados a sua equipe.

 

 

 

“O que nós queremos é unir mais as pessoas e aproximar as equipes, mostrando a relação da cultura com o futebol e o quanto ela influencia nossa sociedade. Ao mesmo tempo queremos que haja reflexão e conscientização contra o preconceito racial”, declarou o diretor do CEU de Erechim, Jonas Santos.

 

 

 

De acordo com Jonas, serão convidados para o evento lideranças futebolísticas dos bairros próximos ao CEU, lideranças de outros bairros e representantes da administração municipal.