Prefeitura Municipal de Erechim - Aberta oficialmente comercialização da 13ª Festa Di Bacco
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8001/aberta-oficialmente-comercializao-da-13-festa-di-bacco

20/01/2014

Aberta oficialmente comercialização da 13ª Festa Di Bacco

A tradicional Festa da Uva de Erechim acontece até 16 de fevereiro - nas quartas e domingos - no Seminário Nossa Senhora de Fátima

Na tarde do último sábado (18), o Seminário Nossa Senhora de Fátima foi palco da abertura oficial da comercialização da 13ª Festa Di Bacco – a Festa da Uva de Erechim. A cerimônia contou com a presença do secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Luis Carlos Parise; secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella; presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Alves Bento; presidente da Festa Di Bacco, Adilson Szady; gerente Regional da Emater, Valmir Dartora; coordenador Cultural da Festa Di Bacco e representante dos grupos italianos, Charles Oldoni; representante da Comissão da Uva e dos agricultores, Marino Slongo; demais autoridades do Executivo de Erechim, da Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e Governo do RS, além de convidados e imprensa.

Trabalho e dedicação garantem sucesso da Festa
De acordo com o secretário Parise, a Festa Di Bacco cresceu e se desenvolveu pelo trabalho e dedicação dos seus organizadores, juntamente com os produtores de uva e vinho, das agroindústrias familiares e do artesanato rural. “É com grande alegria que acolhemos a todos para este tradicional evento de divulgação e venda da produção de uva de nosso município”, pontua Parise.
Ainda, a Festa – como nas edições anteriores - oferece a seus frequentadores o melhor da produção da agricultura familiar de Erechim e região, com grande diversidade de produtos derivados da uva, além de alimentos produzidos por agroindústrias locais, artesanato e apresentações culturais.

Histórico da Festa Di Bacco
A tradicional Festa da Uva de Erechim nasceu para promover o setor da vitivinicultura e resgatar um braço da economia que foi muito expressivo no município nas décadas de 20, 30 e 40.
Nos últimos anos, a produção de uvas e derivados no território do Alto Uruguai - principalmente em Erechim - vem crescendo. O clima e o solo no município são propícios a produção de uvas de qualidade e variedades, agregado, a isso panifícios, queijos, embutidos, doces, geleias, artesanato e turismo rural pelos Vales dos Parreirais e Dourado.
Atualmente, o número de produtores de uva em Erechim chega a 150, sendo que 47 deles têm como principal atividade o cultivo da parreira, e mais de 100 têm essa como uma das atividades na propriedade. As cantinas registradas no município são Bandiera, Batistella, Guarnieri e Slongo.

Programação da Festa Di Bacco
A 13ª edição da Festa da Uva é realizada através da parceria entre a Prefeitura de Erechim, Emater-RS/Ascar, SUTRAF-AU, Comissão da Uva e Grupos Italianos - Avanti, Gillè e Stella Alpina.
A comercialização de uva e dos produtos da agricultura familiar ocorre até 16 de fevereiro, todas as quartas e domingos, no Seminário Nossa Senhora de Fátima.
No dia 2 de fevereiro acontecerá a Festa de São Brás, na Comunidade São Brás, no interior de Erechim, que contará com missa e almoço.
A programação da Festa di Bacco 2014, já está à disposição da comunidade, sendo que, durante o evento, além da comercialização dos produtos, serão realizadas atividades como apresentações artísticas e culturais, resgate dos jogos e brincadeiras populares, exposição de artesanato e produtos típicos do campo, além de passeios turísticos pelos Vales dos Parreirais e Dourado - a partir do dia 23 de janeiro. Informações sobre os roteiros, inscrições e datas dos passeios podem ser obtidas pelo telefone 3522 3822.