Prefeitura Municipal de Erechim - Conferência de Proteção e Defesa Civil acontece dia 13 de fevereiro em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7979/conferncia-de-proteo-e-defesa-civil-acontece-dia-13-de-fevereiro-em-erechim

14/01/2014

Conferência de Proteção e Defesa Civil acontece dia 13 de fevereiro em Erechim

Conferência de Proteção e Defesa Civil acontece dia 13 de fevereiro em Erechim

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social de Erechim, reuniu representantes dos órgãos governamentais e não governamentais na manhã desta terça-feira (14) para definir acerca da chamada nacional para realização de 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Sob a temática "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional", a etapa - que antecede o evento estadual e a 2ª Conferência Nacional - será realizada em Erechim dia 13 de fevereiro, em local e horário a serem definidos.
A convocação e a realização dos eventos municipais e estaduais é condição necessária para que os representantes eleitos participem da etapa nacional, que será realizada de 27 a 30 de maio, em Brasília.

Política Nacional de Proteção e Defesa Civil
De acordo com a diretora de Segurança, Luciana Baruffi, a conferência vai promover, incentivar e colocar em discussão a questão da proteção na defesa civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional prevista na Lei nº 12.608/12. “A legislação prevê que União, estados, Distrito Federal e municípios - com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral - adotem medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução dos riscos de desastres”, explica a diretora.

Integração e novos paradigmas
Segundo Luciana, o evento objetiva promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas, tendo em vista novos paradigmas para a proteção e a defesa civil. “As conferências municipais iniciam e fomentam a discussão sobre o tema, tendo como base as realidades nos municípios brasileiros. Essas etapas elegem delegados e encaminham propostas à Etapa Estadual onde serão agregados todos os princípios e diretrizes discutidos e apresentados nas etapas municipais, construindo um corpo de delegados e propostas para representar o Estado na Conferência Nacional”, pontua Luciana.