Prefeitura Municipal de Erechim - Procon registra mais de 7,9 mil atendimentos em 2013
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13/01/2014

Procon registra mais de 7,9 mil atendimentos em 2013

Procon registra mais de 7,9 mil atendimentos em 2013

Empresas de telecomunicações estão no topo da lista das reclamações, representando mais de 43% dos atendimentos registrados

O Governo de Erechim, através da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, registrou 7.977 atendimentos em 2013. Apenas em dezembro, o Procon atendeu 718 pessoas.
Desse total de atendimentos do ano de 2013, mais de 93% são consumidores residentes em Erechim que procuraram a entidade e cerca de 7% de outras cidades da região. Ainda, 95,35% foram atendimentos pessoais, 3,56% atendimentos telefônicos, 0,26% certidões negativas e 0,83% de solicitações respondidas por e-mail. Segundo dados do relatório do Procon, mais de 43% dos atendimentos estão relacionados ao setor de telecomunicações, que abrange telefonia fixa, telefonia móvel, internet (fixa e móvel) e TV por assinatura.

Garantia dos direitos do consumidor
De acordo com a diretora do Procon, Eliane Tasca, as empresas de telecomunicações tem ocupado, com frequência, o topo da lista de atendimentos onde os clientes, de alguma forma, manifestaram-se insatisfeitos com a prestação dos serviços. “É importante salientar que os consumidores de Erechim e região estão ficando cada vez mais atentos aos seus direitos e para garantir que suas reivindicações tenham voz, o Procon tem atuado de forma intensiva ao longo dos últimos anos”, frisa.
“A Administração Municipal prima pelo compromisso com o resultado e os canais de comunicação – como o Procon – são importantes meios de ampliar o diálogo com a comunidade. A defesa do consumidor é imprescindível e o poder público, através das ações do Procon, está fazendo a sua parte”, destaca Eliane.
Em relação a média mensal, a diretora do Procon ressalta o crescimento no número de atendimentos. “Percebemos pelos registros nos relatórios mensais do Procon, que a média mensal tem crescido. Iniciamos 2013 com uma média de 500 atendimentos por mês e a partir do segundo semestre ultrapassamos esse número, registrando cerca de 700 pessoas atendidas a cada mês”, afirma a diretora.

Política de proteção e defesa do consumidor
Segundo Eliane, o Procon tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores. “O Procon é um canal de comunicação e de defesa do consumidor e isso se dá através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos”, explica a diretora do Procon.

Atendimento Procon
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