Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim está entre os 417 municípios brasileiros que arrecadam mais do que gastam
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7950/erechim-est-entre-os-417-municpios-brasileiros-que-arrecadam-mais-do-que-gastam

08/01/2014

Erechim está entre os 417 municípios brasileiros que arrecadam mais do que gastam

Erechim está entre os 417 municípios brasileiros que arrecadam mais do que gastam

Capital da Amizade está entre os 8% dos municípios brasileiros que colaboram com o superávit usado nas outras 4.875 cidades do país. Levantamento foi divulgado pelo jornal Estado de São Paulo
 

A grande maioria dos municípios brasileiros tem gastos públicos maiores do que o que sua economia gera de imposto sobre a produção, somando as arrecadações municipais, estaduais e federais. No total, apenas 417 cidades do Brasil geram mais dinheiro público do que gastos. E Erechim aparece com destaque nesta seleta lista (que inclui 8% das cidades brasileiras). A Capital da Amizade, por seu momento afirmativo de crescimento econômico, inclusão social e gestão fiscal cuidadosa, está entre os municípios superavitários colaborando desta forma pelo superávit usado nas outras 4.875 cidades do país. É o que revela o jornal Estado de São Paulo, a partir do 'Estadão Dados'.

Os números foram calculados com base na pesquisa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios de 2011, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim de dezembro. Nessa conta, de acordo com a metodologia do órgão, não entram apenas os gastos públicos das prefeituras, mas todos os gastos das três esferas do Executivo. Além disso, investimentos não contam como gasto público - são levados em consideração apenas as despesas de custeio, ou seja, pagamento de aposentados, transferências de renda, salário de servidores, gastos de manutenção de órgãos públicos, entre outros. Já os impostos são aqueles que incidem sobre a produção, como IPI e ISS, já que o levantamento foi feito com base na lógica da oferta.

Superávit

Erechim aparece na lista ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Porto Alegre, além de cidades portuárias como Santos, Itajaí, e Paranaguá/PR; polos industriais como São José dos Campos/SP, Betim/MG e Camaçari/BA; e locais com forte economia agrícola, como Uberlândia/MG e Luís Eduardo Magalhães/BA. Na Amau, nenhum outro município apresentou superávit no período.