https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7919/2013-um-ano-de-afirmao-incluso-e-desenvolvimento-para-erechim
31/12/2013
2013, um ano de afirmação, inclusão e desenvolvimento para Erechim
O município de Erechim teve um ano de 2013 repleto de avanços e conquistas, dando continuidade a um ciclo emergente de inclusão social, desenvolvimento econômico e participação popular. Ao longo do ano, afirmarmos e reafirmamos nossos compromissos com a comunidade em diversas áreas, com destaque para questões relacionadas à infraestrutura, saúde e educação.
Graças a uma gestão austera e responsável, realizamos muitas obras e ações com recursos próprios (do caixa da Prefeitura), sendo boa parte deles oriundos de decisões das comunidades presentes às assembleias do Orçamento Participativo. No entanto, vale aqui destacar, que a aproximação com os governos Federal e Estadual, bem como o estreitamento dos canais com a iniciativa privada, foram determinantes para nos consolidarmos como um dos municípios que mais geram oportunidades, emprego e renda no Sul do País. E estes indicadores só tendem a melhorar, com obras estruturais já entregues como as Paralelas da BR-153 e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), ou com acontecimentos históricos que se transformarão em realidade nos primeiros meses de 2014, como ampliação do bloco cirúrgico do Hospital Santa Terezinha, a instalação do campus definitivo da UFFS, na ERS-153, e a transposição do Rio do Cravo, com sua respectiva operacionalização – eliminando o risco de racionamento de água na cidade pelos próximos 25 anos.
Para a área da saúde, por exemplo, 2013 foi especial. Inauguramos duas novas Unidades Básicas (UBS´s), além de garantirmos recursos para construção de outras quatro em 2014. Também ampliamos o número de médicos, enfermeiros e as equipes de saúde da família. Tornamos o hospital Santa Terezinha 100% SUS e confirmarmos, para março de 2014, as primeiras turmas de residência médica no nosso hospital. A ‘cereja do bolo’, porém, foi a pré-seleção do município, feita pelo ministério da Educação em dezembro, para recebermos um curso de Medicina em Erechim, sendo que estamos apoiando a URI nesta jornada.
Na educação, recebemos reconhecimento nacional por nossa experiência de inclusão em sala de aula de alunos com deficiência. Resultado: nossa Secretaria de Educação é a segunda melhor do Brasil sendo que a escola de Educação Infantil Irmã Consolata conquistou o título de melhor projeto de inclusão do País. Não bastasse tais elementos, ratificamos tratamento diferenciado a nossos estudantes, professores e famílias. Nossa luta é por mantermos ascendentes os indicadores de qualidade do ensino (IDEB), trazendo novos estudantes para o sistema municipal, especialmente, com a abertura de mais vagas em creches. Neste aspecto, estamos inaugurando no 1º trimestre de 2014 uma nova escola, no Paiol Grande, e dando início à construção de outras duas, numa parceria com o Governo Federal, no Maria Clara e Copas Verdes. No próximo ano, iniciaremos, também, a construção de um complexo educacional, voltado à educação infantil, atendendo as regiões do Progresso, Cristo Rei, Pettit Vilage, Estevam Carraro e Rio Tigre.
De um modo geral, temos, portanto, a certeza de que estamos no caminho certo – preparando a cidade para o seu centenário, em 2018, quando queremos oferecer, em Erechim, a melhor qualidade de vida do Rio Grande do Sul. Sabemos que avanços pontuais devem seguir em diversas outras áreas, como a pavimentação asfáltica, a modernização de nosso sistema de trânsito, o recolhimento do lixo, moradia, lazer e também nos demais campos sociais. Mas, ouvindo as pessoas, com respeito, responsabilidade e muita vontade de acertar, o faremos. Podem confiar.
Obrigado pela confiança depositada em toda a nossa equipe durante o ano de 2013, e que, em 2014, sigamos todos juntos, construindo nossa cidade.
Paulo Polis
Prefeito de Erechim