Prefeitura Municipal de Erechim - Campanha para recolhimento de eletrônicos em Erechim encerra no sábado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7913/campanha-para-recolhimento-de-eletrnicos-em-erechim-encerra-no-sbado

08/01/2014

Campanha para recolhimento de eletrônicos em Erechim encerra no sábado

Campanha para recolhimento de eletrônicos em Erechim encerra no sábado

A Prefeitura de Erechim, através da secretaria de Meio Ambiente, realiza mais uma edição da campanha para recolhimento de eletrônicos, promovida semestralmente em Erechim. A campanha, que acontece de 6 a 11 de janeiro, possibilita o descarte de materiais não recolhidos pela coleta seletiva tradicional, dividida entre lixo orgânico e seco.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, com esta campanha o Governo Municipal pretende recolher equipamentos que estejam em desuso no município, contemplando, além da informática, também eletrodomésticos, televisores, rádios, celulares e demais eletroeletrônicos acumulados nas residências da cidade.

“Muitas pessoas trocam seus eletrônicos ou ganham de presente no Natal, gerando uma grande quantidade de equipamentos em desuso nesta época do ano, os quais, além da legislação orientar a serem entregues nas lojas onde foram comprados, também podem ser destinados nesta coleta”, destaca.

A coleta acontece na avenida Anita Garibaldi nº 226, antigo curtume Erechim, durante o horário comercial, sem fechar ao meio-dia. Em parceria com a empresa Recicla Eletrônicos, de Curitiba, todo material recolhido será enviado para reciclagem após triagem e desmanufaturamento dos equipamentos. Desde 2009, mais de 100 toneladas de lixo eletrônico já foram coletadas em Erechim nas campanhas promovidas pelo Governo Municipal.

Meio Ambiente atenta para descarte correto de resíduos

A coleta seletiva de lixo seco, que tem por objetivo o recolhimento de materiais recicláveis como vidro, plástico e papel, é realizada diariamente no município, obedecendo cronograma de ruas e bairros. O secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, salienta novamente à população a importância da separação do lixo, bem como dos cuidados necessários para o acondicionamento do lixo seco.

“O lixo que será reciclado deve estar limpo, sem mistura de materiais orgânicos, e bem acondicionado. É importante salientar que este material é distribuído para as associações de reciclagem do município, que geram emprego e renda para mais de cem famílias. Para evitar que materiais que possam ser reciclados sejam misturados com o lixo orgânico, que vai para o aterro sanitário do município, é importante que todos efetuem corretamente a separação”, destaca.

Confira outras dicas importantes:

Os medicamentos, quando não mais utilizados, devem ser devolvidos em UBS ou farmácias. As seringas também.

Vidros quebrados devem ser bem acondicionados e identificados para evitar acidentes;

Lâmpadas devem ser devolvidas onde foram compradas.

Pilhas e baterias podem ser depositados nas bombonas do programa “Bote pilha na reciclagem” (locais disponíveis no site da Prefeitura);

Para os eletroeletrônicos, há duas campanhas de coleta por ano, a próxima será de 06 a 11 de Janeiro.