Prefeitura Municipal de Erechim - Pronatec forma mais 318 profissionais em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7888/pronatec-forma-mais-318-profissionais-em-erechim

20/12/2013

Pronatec forma mais 318 profissionais em Erechim

Programa em parceria entre os governos Federal e Municipal certificou mais de 560 profissionais somente em 2013. Entre os dois últimos anos foram cerca de 1 mil novos profissionais qualificados gratuitamente

Na noite de quinta-feira (19) o plenário da Câmara de Vereadores foi palco de mais uma formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido pelo Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, em parceria com o Governo Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social do Comércio (SENAC) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
A solenidade aconteceu às 19 horas e contou com a presença do prefeito em exercício de Erechim, José da Cruz; do vereador Valdemar Loch, representando a presidência do Legislativo; da secretária adjunta de Cidadania, Janiquele Dalla Vecchia; do diretor geral do Instituto Federal do RS, Eduardo Angonese Predebom; do coordenador do SENAI, Sérgio Francisco Kolln; da diretora interina do SENAC, Kátia Losado; da gestora e supervisora demandante do Pronatec, Lurdes Shirlei Sartori, além de representantes de entidades civis, associações, entidades educacionais, parlamentares, assessores e membros da imprensa.

Capacitação profissional
Ao todo, neste segundo semestre do ano, 318 alunos de 30 cursos de qualificação profissional receberam a certificação do Programa que tem como principal objetivo, a formação e capacitação de mão de obra técnica e especializada nos mais diversos ramos e setores.
O Programa, criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, formou cerca de 1 mil pessoas em Erechim. Em 2013, mais de 560 pessoas receberam a certificação nos cursos qualificação profissional. Para 2014 serão oferecidos gratuitamente em Erechim cerca de 50 cursos de qualificação profissional com mais de 2,9 mil vagas disponíveis.

Qualificação para o mercado de trabalho
De acordo com o prefeito em exercício, José da Cruz, são bons projetos como esse que melhoram a vida das pessoas. “É com muito carinho que acolhemos a todos nesta noite para a formatura dos cursos do Pronatec. O mercado de trabalho exige mais do que experiência e boa vontade, é preciso ter qualificação profissional”, destaca.
“Foi com esse objetivo que a administração do prefeito Paulo Polis e da vice Ana Oliveira aderiu ao Pronatec para, através de uma parceria com SENAI, SENAC e Instituto Federal, qualificar as pessoas e melhorar a qualidade de vida de quem busca uma vaga no mercado de trabalho”, pontua José da Cruz.