Prefeitura Municipal de Erechim - FHSTE inaugura nova sala para equipe de Tecnologia da Informação
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7887/fhste-inaugura-nova-sala-para-equipe-de-tecnologia-da-informao

20/12/2013

FHSTE inaugura nova sala para equipe de Tecnologia da Informação

Nova sala está em local estratégico e conta com novos servidores de última geração com grande capacidade de processamento e armazenamento

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) inaugurou nesta semana um novo local físico para a equipe de Tecnologia da Informação - TI. O novo espaço fica localizado no terceiro andar ao lado da UTI. O projeto de reestruturação foi iniciado em 2010, com a criação de uma equipe de TI para o hospital, com profissionais especializados na área e readequação da infra-estrutura com planejamento de um novo local físico que atendesse a estrutura atual e as novas ampliações que estão sendo feitas dentro da FHSTE, como novo bloco cirúrgico, nova oncologia, digitalização de imagens do Centro de Diagnóstico por Imagem - CDI. Para isto, foram adquiridos novos servidores de última geração com grande capacidade de processamento e armazenamento.

Conforme o chefe de serviços de tecnologia de informação da FHSTE, Alaércio Lima dos Santos, foi definido um local estratégico dentro do hospital, onde estará localizado o Datacenter, que terá capacidade de comportar todos os equipamentos como servidores, equipamentos de comunicação de dados, telefonia e sistema de monitoramento por câmeras. “O datacenter será gerenciado em tempo real, onde terão acesso ao mesmo apenas pessoas autorizadas através de pontos de acesso por biometria, os quais ficarão registros para auditorias quando necessário. Os servidores de dados são monitorados 24 horas por dias, bem como a temperatura e umidade do local, qualquer evento ocorrido será gerado um aviso através de uma central, o qual entra em contato com o administrador da TI, para tal verificação” ressalta Alaércio.

Esta nova estrutura, além de agilizar a interligação entre as estações de trabalho utilizadas dentro do hospital e administração, possibilitará instalar a digitalização das imagens e o sistema de armazenamento de distribuição de imagens, também já adquiridos pelo hospital, permitindo receber, armazenar e distribuir equipamentos de diagnósticos por imagem como ultrassonografia, tomografia, equipamento de angiografia e raio X. Estas imagens poderão ser visualizadas em qualquer estação dentro do hospital, sem a necessidade de impressão de filmes.

Alaércio ainda destaca que hoje o hospital passa a contar com uma infraestrutura de TI planejada, organizada e com possibilidade de crescimento. “Todo projeto foi feito prevendo segurança, disponibilidade, confidencialidade e escalabilidade, itens fundamentais no gerenciamento de um setor de tecnologia da informação de qualquer organização” ressalta Alaércio.