Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Polis encaminha instalação de empresa italiana em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7814/prefeito-polis-encaminha-instalao-de-empresa-italiana-em-erechim

04/12/2013

Prefeito Polis encaminha instalação de empresa italiana em Erechim

Prefeito Polis encaminha instalação de empresa italiana em Erechim
Prefeito Polis encaminha instalação de empresa italiana em Erechim

A Missão Internacional liderada pelo prefeito Paulo Polis à Itália deve trazer bons resultados para Erechim nas áreas econômica e ambiental. Acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, e de Meio Ambiente, Mario Rossi, o prefeito Polis conferiu 'in loco' o funcionamento e as obras de construção realizadas pela empresa System+ no Norte da Itália.    

Com um protocolo de intenções já assinado com o município, a empresa italiana pretende se instalar em Erechim para, a partir da Capital da Amizade, prestar serviços para todo o Brasil. “Conferimos de perto cerca de 20 moradias construídas pela empresa, que traz uma tecnologia diferenciada e inovadora. A instalação da System+ em Erechim atenderá a demanda por novas habitações na cidade primando pela qualidade e o baixo custo. Além disso, o município servirá de base para que eles desenvolvam outros projetos no país”, reforça Polis. Segundo ele, o investimento inicial na planta erechinense será alto, cabendo ao município a indicação do terreno para a instalação da sede, o que já está sendo providenciado.    

Enquanto Polis, Marmentini e Rossi definem os detalhes do negócio diretamente com a direção da empresa no Velho Continente, a vice-prefeita Ana Oliveira e o secretário adjunto de Desenvolvimento, Tales Manhabosco, participam nesta sexta-feira (6), em Porto Alegre, de rodada de discussões da Sala do Investidor, promovida pelo governo do Estado. Com a presença de representantes da System+, o encontro servirá para desentravar aspectos burocráticos da vinda dos italianos para Erechim.
 
Transformar lixo em energia   

A viagem do prefeito e dos secretários também está sendo importante para conhecer um pouco mais sobre a proposta do Instituto Lixo Zero Itália. Com duas bases, Milão e Capanori (região da Toscana), a comitiva tem trocado experiências importantes sobre a perspectiva da transformação do lixo em energia. Acompanhados por Rossano Ercolini, vencedor do Prêmio Goldman (o “Oscar” Ambiental), o grupo tem trocado experiências com lideranças europeias a respeito da cadeia da compostagem e aproveitamento de resíduos. Nesta quarta-feira (4), o roteiro prevê visita à cadeia de reciclagem em Priula (Treviso), que atualmente recicla 85% de seus resíduos. Na quinta-feira (5), a agenda se dará em Este, com visita ao biodigestor anaeróbico e à empresa de tratamento de resíduos da comuna. Na sexta-feira (6), visita à usina de reciclagem de Capannori, e ao centro de pesquisa Lixo Zero. O retorno ao Brasil está previsto para o sábado (9).
 
Representantes de Erechim em Missão Oficial do governo do RS na China

Com a perspectiva de abrir novos mercados e estreitar relações, a administração de Erechim também participa de Missão Oficial do governo do Estado na China. Representado pelo secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, e pelo chefe de gabinete do prefeito, Alam Comin, o município tem participado ativamente das diversas rodadas de reuniões e visitas técnicas oferecidas pelos organizadores.

O grupo foi recebido no domingo (1) pelo embaixador brasileiro em Pequim, Waldemar Cordeiro Leão. Durante o encontro, os erechinenses entregaram material de divulgação referente ao município de Erechim e da região Alto Uruguai. O embaixador enfatizou as potencialidades da China em relação ao Brasil e ao RS. “Temos presente que é possível ampliarmos os laços com o mercado chinês, que é robusto e segue forte. Acredito que estamos alinhavando conquistas importantes para Erechim no médio e longo prazo, especialmente, a partir da abertura de portas e contatos, além de parcerias em áreas estratégicas”, observa o secretário Anacleto. A comitiva é liderada pelo governador Tarso Genro, e conta com secretários de Estado, lideranças políticas (representantes municipais de Canoas, Rio Grande, São Gabriel, Venâncio Aires e Candiota), empresariais, imprensa e Universidades gaúchas como a UFRGS, PUC, UNISINOS e FEEVALE).

A agenda Oficial na China envolve 3 cidades: Pequim, Xangai e Wuhan. Em Pequim, o grupo se reúne com o Ministério da Agricultura chinês; Encontro com a Escola de Governo chinesa; além de participação na V COIFAIR - Feira de investimento chinês no exterior promovida pelo Banco de Desenvolvimento Chinês. Já em Xangai, o foco das visitas está na indústria criativa, design, games, cinema; além de acordos entre universidades e parques tecnológicos. Em Wuhan, a pauta prevê assinatura de planejamento estratégico entre as províncias irmãs de Hubei e o Rio Grande do Sul; atividade de Promoção do RS para empresários de Hubei (com a entrega de material institucional de Erechim); visita aos dois grandes parques tecnológicos de Wuhan; bem como novos acordos entre universidades e parques tecnológicos gaúchos e chineses.