Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim é pré-selecionado pelo MEC para receber um Curso de Medicina
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7806/erechim--pr-selecionado-pelo-mec-para-receber-um-curso-de-medicina

04/12/2013

Erechim é pré-selecionado pelo MEC para receber um Curso de Medicina

 Erechim é pré-selecionado pelo MEC para receber um Curso de Medicina

 

Erechim está entre os 42 municípios do Brasil pré-selecionados para receber um Curso de Medicina em instituição de ensino superior privado. A confirmação consta no Diário Oficial da União desta terça-feira (3). Conforme a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do MEC, o próximo passo será a visita de uma comissão de especialistas, ainda no mês de dezembro, para avaliar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município. O projeto técnico apresentado ao MEC esteve sob a liderança do prefeito Paulo Polis, e corpo funcional do governo, envolvendo as secretarias de Saúde e Coordenação e Planejamento, com o apoio do deputado federal Marco Maia. Há cerca de dois meses e meio, Polis esteve em Brasília discutindo o assunto diretamente com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

No RS, apenas quatro municípios foram pré-selecionados pelo MEC: Erechim, Novo Hamburgo, Ijuí e São Leopoldo. Todas estas cidades, explica Polis, foram consideradas aptas a receber o Curso em razão de sua estrutura física, equipamentos funcionais e programas de saúdes do SUS já oferecidos à população. "A implantação de um curso de Medicina em Erechim reforça o momento positivo que a cidade vive, de desenvolvimento, inclusão e abertura de oportunidades. Certamente, com a instalação do Curso aqui, daremos um grande salto", resume o prefeito. A vice-prefeita Ana Oliveira comemora a notícia, e lembra que a conquista foi construída ao longo do tempo por inúmeros atores. "Muitos fizeram parte disso. Hoje, a partir de uma série de fatores que convergiram, estamos colhendo os frutos. A comunidade de Erechim, e também de toda a região, está de parabéns", finaliza.
Para ser selecionado, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território.
A medida ocorre após a presidente Dilma Rousseff sancionar a lei que cria o programa Mais Médicos. A lei também prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. O programa tem o objetivo de levar profissionais brasileiros e estrangeiros para atender a população em áreas carentes das periferias de grandes cidades e no interior do país.