Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim é exemplo para o RS em questões de defesa civil
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7786/erechim--exemplo-para-o-rs-em-questes-de-defesa-civil

29/11/2013

Erechim é exemplo para o RS em questões de defesa civil

Erechim é exemplo para o RS em questões de defesa civil
Erechim é exemplo para o RS em questões de defesa civil

Afirmação do coordenador adjunto da REDEC II de Passo Fundo, capitão Ney Câmara Neto, refere-se a certificação relacionada ao Plano Municipal de Contingência de Prevenção e Recuperação de Vendaval e Granizo

A Administração Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS) recebeu nesta sexta-feira (29) certificado pela elaboração e cadastro de plano de contingência no Ministério da Integração da Secretaria Nacional de Defesa Civil, através da Subchefia de Proteção e Defesa Civil do Estado do RS.
O Plano Municipal de Contingência de Prevenção e Recuperação de Vendaval e Granizo de Erechim foi elaborado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), vinculada à Secretaria de Segurança e está entre os primeiros planos já cadastrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres do Ministério da Integração.
A entrega do certificado foi realizada pelo coordenador adjunto da Regional de Proteção e Defesa Civil (REDEC II) de Passo Fundo, capitão Ney Câmara Neto à prefeita em exercício de Erechim, Ana Oliveira.
Conforme explica a prefeita em exercício, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil é o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município de Erechim. “A principal atribuição da Defesa Civil é conhecer, identificar e reduzir os riscos de desastres no município. De acordo com o Plano de Contingência são desenvolvidas ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução, todas com a ampla participação da comunidade”, destaca Ana Oliveira.
Segundo o coordenador adjunto da REDEC II de Passo Fundo, a certificação entregue à Administração Municipal atesta que Erechim possui plano de contingência conforme a Lei Federal 12.608 de 10 de abril de 2012. “Erechim é um município que está muito avançado nas questões de defesa civil, tornando-se uma cidade exemplo para o Rio Grande do Sul”, declara.
Ainda, durante o evento, foi realizada reunião de trabalho para apresentação, aos membros governamentais do COMPDEC do Plano Municipal de Contingência para Seca e Estiagem de Erechim elaborado em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento e Planejamento Ambiental da URI – Campus de Erechim.