Prefeitura Municipal de Erechim - Primeira captação de órgãos do ano em Erechim é realizada na FHSTE
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7756/primeira-captao-de-rgos-do-ano-em-erechim--realizada-na-fhste

25/11/2013

Primeira captação de órgãos do ano em Erechim é realizada na FHSTE

Primeira captação de órgãos do ano em Erechim é realizada na FHSTE

A primeira captação de órgãos do ano em Erechim foi realizada na madrugada de sábado (23), na Fundação Hospitalar Santa Terezinha. O paciente de 52 anos, vítima de AVC Acidente Vascular Cerebral, faleceu na sexta-feira (22). Após a confirmação da morte encefálica a família autorizou a doação.

Para realizar a coleta dos órgãos foi mobilizada uma equipe de Porto Alegre, coordenado pelo médico cirurgião geral Rogério Obregón de Mattos, especialista em cirurgia Hepato-bilio-pancreatica e transplante hepático, que se deslocou até Erechim, na noite de sexta-feira.

A cirurgia teve duração total de cerca de 3h, mas funcionários do hospital ficaram envolvidos com o protocolo e a preparação para o procedimento o dia todo. Os rins foram retirados e encaminhados para serem transplantados em Porto Alegre, beneficiando duas pessoas que integram a lista nacional de receptores considerando a compatibilidade.

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT agradece a família do doador por este gesto tão nobre e de solidariedade em um momento tão difícil.

A FHSTE, através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), iniciou há alguns anos a campanha: “Doe órgãos. Doe vida. Seja um doador. Informe sua família”. Uma campanha contínua, permanente e com foco em eliminar barreiras para potencializar doações e assim salvar mais vidas. Essa campanha, que tem o objetivo de informar a população, informação essa que fez a diferença na decisão da família do doador.