Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim terá Seminário para Alfabetização na Idade Certa
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7713/erechim-ter-seminrio-para-alfabetizao-na-idade-certa

18/11/2013

Erechim terá Seminário para Alfabetização na Idade Certa

Erechim terá Seminário para Alfabetização na Idade Certa
Erechim terá Seminário para Alfabetização na Idade Certa

 

A prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Educação, irá fazer um seminário para discutir a alfabetização no Ensino Fundamental, com o intuito de garantir que estudantes entre o primeiro e o terceiro ano não fiquem para trás. O Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, está marcado para o dia 30 de novembro, no auditório da FAE, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 18h.

 

 

 

De acordo com a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, e coordenadora do evento, Anelise Bianchi, o município de Erechim aderiu ao Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do Ministério da Educação (MEC). Ela explica que o objetivo do pacto, que envolve municípios, estados e União, é alfabetizar em português e matemática todas as crianças até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

 

 

 

“O programa apoia as escolas públicas em diversas necessidades, além de qualificar os professores para a alfabetização, através de cursos presenciais e bolsas de estudos.Há distribuição gratuita de materiais didáticos e pedagógicos, que são específicos para a alfabetização, como obras literárias, e também outras tecnologias educacionais, que envolvem até jogos”, explicou.

 

 

 

Estarão presentes no evento, como orientadores de estudos as professoras municipais Quendra Baranoski, Guacira Javornik e Rosângela Pereira. Também haverá a participação de professores alfabetizadores, equipes diretivas das escolas públicas municipais e a Secretaria Municipal de Educação.

 

 

 

No seminário haverá um momento de partilha dos trabalhos desenvolvidos nos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental, a partir das formações que foram realizadas com os professores alfabetizadores e com as equipes diretivas.