Prefeitura Municipal de Erechim - Saúde e Qualidade de Vida são discutidos na Conferência Municipal de Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/771/sade-e-qualidade-de-vida-so-discutidos-na-conferncia-municipal-de-sade

05/07/2007

Saúde e Qualidade de Vida são discutidos na Conferência Municipal de Saúde

Saúde e Qualidade de Vida são discutidos na Conferência Municipal de Saúde

Saúde e Qualidade de Vida são discutidos na Conferência Municipal de Saúde
    A cada quatro anos, por determinao legal, a sociedade civil organizada, representantes do governo, profissionais de sade e prestadores de servio se renem em torno de um nico objetivo: avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para formulao da poltica de sade nos nveis Federal, Estadual e Municipal.
    Para discutir e levantar estas propostas teve incio na noite de ontem (04), na URI Campus de Erechim, a V Conferncia Municipal de Sade, numa promoo da Prefeitura de Erechim, Conselho e Secretaria Municipal de Sade. A Conferncia tem como tema Sade e Qualidade de Vida: Poltica de Estado e Desenvolvimento.
    Durante sua realizao sero abordados trs eixos temticos. Os Desafios para a Efetivao do Direito Humano Sade no Sculo XXI, com o objetivo de avaliar a situao da sade no pas, levando em conta os problemas prioritrios, as possveis causas e tambm as formas de enfrentamento, nos municpios, estados e Distrito Federal; Polticas Pblicas para a Sade e Qualidade de Vida: o SUS na Seguridade Social, que tem como meta a defesa do Sistema nico de Sade como poltica de Estado e a afirmao da ateno sade como um direito de seguridade social; e A Participao da Sociedade na Efetivao do Direito Humano Sade, que busca refletir a construo de caminhos para a integrao das diversas instncias de controle social e a formulao de propostas para reorganizar e aprimorar os conselhos e conferncias de sade.
    Tambm esto sendo abordados nesta V Conferncia Municipal de Sade, que encerra nesta quinta-feira, os pilares da nova proposta do governo federal para a Sade pblica, apoiadas por um amplo pacto pela sade, pela vida, em defesa do SUS e de gesto dos servios de sade nos municpios. O tema extremamente importante porque traz em seu contedo uma proposta do Ministrio da sade, que altera as relaes entre os governos federal, estadual e municipal. A preocupao dos administradores municipais est relacionada com o financiamento das aes propostas pelo Pacto pela Sade, salienta a Secretria Municipal de Sade Gelcy Munaretto.
    Para o Vice-Prefeito Luiz Tirello, que participou da solenidade de abertura, salientou que a Conferncia de Sade o momento oportuno de apresentao de propostas e sugestes para garantir a comunidade uma melhor qualidade de vida. A sade pblica de Erechim a sade pblica da regio, pois aqui esto concentradas as especialidades e os hospitais com melhores recursos tcnicos. Precisamos de unio e parcerias entre hospitais, Unidades Bsicas de Sade, clinicas, enfim todos os rgos vinculados a rea de sade do Estado, Unio e Municpio, deixando vaidades e interesses de lado, pois a sade no tem partido, e primordial em nossas vidas. Ns todos temos a responsabilidade de atendermos cada pessoa que necessita de atendimento como se fosse de nossa famlia. Os profissionais de sade devem ter este entendimento, os mdicos e ns polticos tambm temos que ter este entendimento.
    A primeira palestra da Conferncia, foi proferida pelo Doutor em Sade Pblica e Mdico Pediatra, Gilson Carvalho, da cidade de So Jos dos Campos, So Paulo. Ele abordou o tema Pacto pela sade: Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gesto.
    Estiveram presentes na abertura do evento o Coordenador Regional de Sade, Leonel Lanius, Presidente do Conselho Municipal de Sade, Dorvalino Rossi, Presidente da ASSEDISA e Secretrio Municipal de Sade de Getlio Vargas, Irineu Queiros, Diretor Acadmico da URI Campus de Erechim, Arnaldo Nogaro, representante do 13BPM, Capito Uilson Cecconello, vereadores Carlinda Farina e Anacleto Zanella, Diretor Executivo do Hospital Santa Terezinha, Edson De Geroni, Administrador do Hospital de Caridade, Claudiomiro Carus, representante do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Borba, representante da 15CRE, Maria Schneider, Presidente da CDL, Henrique Cervi, Secretrios Municipais Luiz Felipe De Marchi, Jos Camargo e Nelso Leite, representantes de entidades, delegados e acadmicos.