Prefeitura Municipal de Erechim - Proposta quer mais plantas nativas no Parque Longines
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7698/proposta-quer-mais-plantas-nativas-no-parque-longines

13/11/2013

Proposta quer mais plantas nativas no Parque Longines

Proposta quer mais plantas nativas no Parque Longines

A Secretaria de Meio Ambiente de Erechim pretende ampliar o número de espécies de árvores nativas no Parque Longines Malinowski. A proposta foi apresentada durante reunião na Frinape, ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Compam), através do assessor técnico do Meio Ambiente Cristiano Moreira e do biólogo da prefeitura Tobias Biasi.

 

O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (12), e a partir de agora a Câmara Técnica do conselho vai avaliar e dar seu parecer. O Parque Longines é a principal área de conservação ambiental do perímetro urbano de Erechim.

 

 

 

De acordo com Cristiano, serão plantadas no parque árvores que são típicas da flora erechinense, como araucárias, pintangueiras, guaviroveiras, jaboticabeiras, uvaias e cerejeiras. Entretanto, para isso, algumas espécies invasores, que não são naturais da região, precisarão ser removidas.

 

 

 

“Vamos tem que retirar espécies que não são típicas daqui, como o pinus, eucaliptos, abacateiros, pés de uva Japão, entre outras. Até porque lá é uma área de conservação ambiental e manter espécies que não fazem parte da flora podemos perder essa distinção (de ser área de conservação)”, explicou.

 

 

 

Segundo Tobias, após a análise do conselho, serão então delimitadas as áreas em que há mais ocorrência de espécies não nativas. O biólogo aponta que a maioria delas se encontra nas bordas do parque. A retirada e a substituição ocorrerá após o levantamento.

 

 

 

“Há bastante espécies invasoras, principalmente nas bordas do parque. A substituição não só vai preservar a vegetação que é típica da região de Erechim, como também servirá como atrativo para os animais da nossa fauna”, afirmou.