Prefeitura Municipal de Erechim - Calcário do Estado chega para aumentar produção em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7694/calcrio-do-estado-chega-para-aumentar-produo-em-erechim

13/11/2013

Calcário do Estado chega para aumentar produção em Erechim

Calcário do Estado chega para aumentar produção em Erechim

 

O secretário Estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, está em Erechim nesta quarta-feira (13) para fazer a entrega do calcário através do Programa de Correção de Solo do Governo do Estado. O produto vai aumentar a produção dos agricultores familiares do município.

 

 

 

Durante a manhã, acompanhado do prefeito de Erechim, Paulo Polis, e do secretário Municipal de Agricultura, Luis Parise, foi realizada visita à propriedade do agricultor Rodrigo Angonese, da Linha Km14 Dourado, que recebeu cerca de 12 toneladas do produto.

 

 

 

De acordo com Parise, em Erechim serão distribuídas 374 toneladas do calcário. No programa, o Estado investiu R$ 38 mil e o município colocou R$ 6,7 mil em contrapartida.O Secretário explica que a produção pode aumentar em até 40% com a colocação do calcário.

 

 

 

“O calcário ajuda bastante a neutralizar o solo. Se a terra é muito ácida, prejudica a fertilidade. Por isso é colocado o calcário, que aumenta a produtividade. Em Erechim vai ser utilizado principalmente em culturas de milho, soja, trigo e pastagem para o leite”, destacou.

 

 

 

Segundo o secretário Estadual de Agricultura, no Rio Grande do Sul todo vão ser distribuídas mais de 150 mil toneladas de calcário. O prefeito de Erechim destacou a quantidade de programas municipais, federais e estaduais que são direcionados para melhorar a vida do agricultor.

 

 

 

“Aqui na propriedade dos Angonese, e em outras tantas de Erechim e região, temos um exemplo do alinhamento entre os governos. Agora estão recebendo o calcário do Estado, mas também são beneficiados pelo programa de adubo e pastagem da Secretaria Municipal de Agricultura e recentemente receberam um trator através do Programa Mais Alimentos, do Governo Federal. Isso é muito importante, essa valorização para quem está no campo produzindo alimentos”, apontou.