Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de 91% das crianças da pré-escola estão na sala de aula em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7658/mais-de-91-das-crianas-da-pr-escola-esto-na-sala-de-aula-em-erechim

06/11/2013

Mais de 91% das crianças da pré-escola estão na sala de aula em Erechim

Mais de 91% das crianças da pré-escola estão na sala de aula em Erechim

Desafio é seguir expandindo a oferta de vagas em creche. Para isso, duas novas escolas terão início nos próximos dias, e uma terceira, no Paiol Grande, será entregue para o início do ano letivo de 2014
 
Erechim é o 15º município do RS que mais criou vagas em creche entre 2009 e 2012, conforme relatório apresentado esta semana pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com base no Censo Escolar 2012. Somado a isso, o município já tem 91,7% de seus alunos em idade de pré-escola (de 4 a 5 anos) matriculados.

O desafio, agora, é seguir expandindo a oferta de vagas em creche – que já cresceu 48,9% nos últimos 4 anos (com a construção, por exemplo, das escolas Ruther Von Muhlen, no Centro, e Lucas Vezzaro, no Linho). Para seguir avançando, duas novas escolas de educação infantil terão início nos próximos dias, e uma terceira, no Paiol Grande, será entregue para o início do ano letivo de 2014.

Só nestas escolas, a expectativa é atender a 400 alunos em turno integral. Outras ações também se somam a esta política de inclusão, que são a construção de um grande Centro de Educação Infantil, a ser viabilizado junto ao Governo Federal, o reforço das parcerias com entidades capazes de oferecer vagas às crianças (Assami, Obra Santa Marta e Madre Álix), ampliações de escolas e a reforma e adaptação da escola Roberto Teódulo.

Ao mesmo tempo, o município trabalha para colocar, ainda em 2014, 100% dos alunos em idade de pré-escola dentro da sala de aula. Para tanto, um conjunto de secretarias (Educação, Saúde, Cidadania e Planejamento) está finalizando processo de mapeamento destas crianças para colocação das mesmas nas escolas. Conforme a secretaria de Educação, hoje o município já oferece vagas para todas as crianças nesta idade (dos 4 anos 5 anos); a meta, agora, é fazer com que todos frequentem o estabelecimento de ensino. O mesmo procedimento está sendo adotado para identificar as crianças de 0 a 3 anos que precisam de vagas em creche. Pelo levantamento, o complexo envolvendo os bairros Progresso, Estevam Carraro, Tigre, Pettit Village e Cristo Rei apresenta a maior demanda.

De acordo com o secretário de Educação, Alderi Oldra, a média de crianças x matrículas registrada em Erechim está bem acima da verificada no Brasil e no próprio RS, tanto na creche quanto na pré- escola. Com números de 2013, o sistema municipal de ensino atende a um total de mais de 7,6 mil alunos, sendo cerca de 2,8 mil apenas na educação infantil (creches + pré-escola). Até 2015, o município tem como meta ter 50% das crianças dos 0 aos 3 anos matriculadas.