Prefeitura Municipal de Erechim - Balada Segura registra 100% de testes negativos para ingestão de álcool na última operação
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7644/balada-segura-registra-100-de-testes-negativos-para-ingesto-de-lcool-na-ltima-operao

04/11/2013

Balada Segura registra 100% de testes negativos para ingestão de álcool na última operação

Balada Segura registra 100% de testes negativos para ingestão de álcool na última operação

Durante a última ação Balada Segura, realizada na noite de sexta-feira (1º), no Viaduto Rubem Berta, 100% dos 59 testes com o etilômetro, realizados em condutores de veículos, apresentaram resultado negativo para a ingestão de álcool. A Balada Segura é desenvolvida em Erechim pelo Departamento Estadual de Trânsito do RS (Detran) e Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e polícias rodoviárias Estadual e Federal.
Na operação atuaram cinco agentes da Diretoria de Trânsito e cinco policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar. Foram abordados 59 condutores, onde todos realizaram o teste com o etilômetro. Não foi registrada nenhuma recusa ao teste e nenhum resultado positivo para ingestão de álcool. Foi confeccionada somente uma autuação por conduzir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Conscientização e mudança de comportamento para um trânsito mais seguro
Segundo o secretário de Segurança, Rafael Testa, os resultados das operações mostram-se satisfatórios já que a Balada Segura tem caráter educativo e busca a mudança no comportamento das pessoas para garantir um trânsito mais seguro. “Ficamos extremamente contentes com os resultados das operações, ao verificarmos que as pessoas abordadas têm a consciência de que a mistura entre álcool e volante pode ser fatal. Em Erechim temos a redução de 60% nos acidentes de trânsito com vítimas fatais nas vias urbanas e de 20% nos acidentes de trânsito com lesão corporal nas vias municipais, após a implantação da operação. Porém, fica a ressalva que ainda temos muito a melhorar e para isso contamos com a parceria das pessoas”, declara Testa.
Para o secretário, um trânsito mais seguro depende, imprescindivelmente da conscientização e mudança de comportamento. “Sem as pessoas, sem a parceria da comunidade de Erechim, o Poder Público e os órgãos de segurança não conseguem – individualmente – mudar a realidade no trânsito. Precisamos que todos façam a sua parte – condutores e pedestres – através de atitudes seguras como usar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade, usar a faixa de segurança para travessia de pedestres, obedecer a sinalização de trânsito, não ingerir bebida alcóolica antes de dirigir, entre tantas outras atitudes que visam somente a segurança das pessoas”, pontua o secretário.