Prefeitura Municipal de Erechim - Encontro reforça compromisso da Defesa Civil em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7602/encontro-refora-compromisso-da-defesa-civil-em-erechim

23/10/2013

Encontro reforça compromisso da Defesa Civil em Erechim

Encontro reforça compromisso da Defesa Civil em Erechim

Em reunião de trabalho realizada na manhã de quarta-feira (23), na Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) – composta por órgãos governamentais e não governamentais – reforçam o compromisso com as ações de defesa civil no município de Erechim.
Segundo o coordenador da COMPDEC (Portaria 1875/2013) e secretário adjunto de Segurança, Glei Porciuncula Neis, neste primeiro momento, foi reunida a equipe sugerida para representar todas as secretarias do Governo de Erechim.
“A partir deste encontro, com os representantes das secretarias do Governo, estamos firmando o nosso compromisso com a população de Erechim no que tange as questões relacionadas à Defesa Civil do município”, explica Glei, salientando que todos os representantes de entidades, órgãos de segurança e sociedade civil - que compõem da COMPED – estarão reunidos em novembro, onde firmarão um calendário periódico de encontros da Coordenadoria Municipal.


Saiba mais sobre a COMPDEC
A principal atribuição da COMPDEC é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. “A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos onde é estabelecido o que fazer, quem faz, como fazer, e quando deve ser feito, tendo como principal objetivo o de reduzir os riscos de desastre”, pontua o secretário adjunto de Segurança.
A COMPDEC tem, em sua área de atuação, as competências, conforme a Lei 12.608, de 10 de abril de 2012 que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e dispõe sobre o Sistema e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil.
“Em suas diretrizes e objetivos, a Política de Proteção e Defesa Civil compreende as ações de prevenção, mitigação - diminuição ou a limitação dos impactos adversos -, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil”, salienta o coordenador da COMPDEC, lembrando que, em Erechim a Coordenadoria Municipal foi regulamentada pela Lei 4.247, de 12 de dezembro de 2007.