Prefeitura Municipal de Erechim - Testes Rápidos para HIV/Aids já estão disponíveis nas UBSs de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7544/testes-rpidos-para-hivaids-j-esto-disponveis-nas-ubss-de-erechim

11/10/2013

Testes Rápidos para HIV/Aids já estão disponíveis nas UBSs de Erechim

Testes Rápidos para HIV/Aids já estão disponíveis nas UBSs de Erechim

Coordenador da Seção Estadual de DST/Aids do Estado, Ricardo Charão, esteve visitando o município

A Equipe do Serviço de Assistência Especializado em DST/Aids de Erechim recebeu nesta quinta-feira (10) a visita técnica do coordenador da Seção Estadual de DST/Aids do Estado, Ricardo Charão. Na ocasião, o grupo apresentou ao Coordenador a estrutura física do Serviço, as atividades realizadas pelo Setor bem como a relação de pagamentos realizados com recursos do Plano de Ações e Metas (PAM) em 2012 e com recursos da contrapartida de 2012 e o que já foi executado em 2013.
Após a visita à Equipe, Charão esteve reunido com o Diretor de Vigilância em Saúde, Theodoro Tedesco Neto; Secretário Municipal de Saúde, Plínio Costa Jr. e representantes da Secretaria de Saúde.
Durante a reunião, foram apresentadas diversas informações com destaque às estatísticas do HIV/Aids no País, no Estado e Município salientando a importância do diagnóstico precoce através da ampliação da capacidade na Atenção Básica para realização de exames especialmente em populações mais vulneráveis.
Além disso, foi sugerido a realização da geolocalização para melhor referenciar o atendimento em áreas de maior incidência do HIV/Aids no município - salientando a tendência no aumento de casos entre homossexuais jovens, realidade esta que assemelha-se ao contexto nacional.
Outra questão em debate relacionou-se aos novos casos de sífilis em mulheres, casos de sífilis congênita e sobre a importância e incentivo no teste rápido de parceiros.
Cabe ressaltar que o Teste Rápido para Sífilis e o Teste Rápido para HIV/Aids já estão sendo disponibilizados em todas as Unidades Básicas do Município e no Serviço de Assistência Especializado em DST/Aids.