Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Zanella na apresentação do Pacto para o Desenvolvimento Regional
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/754/prefeito-zanella-na-apresentao-do-pacto-para-o-desenvolvimento-regional

02/07/2007

Prefeito Zanella na apresentação do Pacto para o Desenvolvimento Regional

Prefeito Zanella na apresentação do Pacto para o Desenvolvimento Regional

    O prefeito Eloi Zanella participou nesta segunda-feira (2) da apresentao mensal do programa Prata da Casa, criado pela direo da Associao Comercial Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), para apresentao de iniciativas de sucesso nos setores pblico e privado e para a apresentao de projetos inditos. O tema do ms de julho destacou a a viso da entidade de prefeitos do Alto Uruguai gacho a respeito de um pacto de desenvolvimento regional.
    O presidente da Associao de Municpios do Alto Uruguai (AMAU), Juarez Sandri, prefeito de Cruzaltense, apresentou um quadro regional com indicadores preocupantes. O Alto Uruguai a regio com os menores indicadores de participao na comunidade. Os trinta e dois municpios integrados na AMAU representam apenas 2.0% da populao do RS; 2,17% da rea territorial; contribui com menos de 10.0% da arrecadao tributria do Estado; o menor PIB.

Aes coletivas
    Crescer significa rever alguns pontos no conceito de regio, avalia. Significa fortalecer as relaes empresariais, sociais e polticas, colocando num mesmo objetivo as entidades associativas, as prefeituras, os organismos tcnicos, as representaes polticas e a comunidade de modo geral; combater as aes isoladas criando uma nova linguagem de integrao regional. Comea pela busca de uma aproximao ainda maior entre os municpios na prpria entidade e com participao efetiva nas feiras e exposies municipais. Um pacto objetiva participao integral. S assim ser possvel melhorar os indicadores sociais e econmicos. A concentrao de esforos vai fazer as carncias passarem para pauta das solues encontradas.

Aes em andamento

    Mudar esse quadro depende tambm de uma srie de aes, acrescentou o prefeito de Cruzaltense. Algumas delas esto em andamento: criao de uma Agncia de Desenvolvimento do Alto Uruguai e unio em torno da implantao do Centro Federal de Ensino Profissionalizante. Sandri fez um apelo aos prefeitos para que integralizem o mais rpido possvel a participao financeira de seus municpios no fundo da contrapartida exigida pelo governo federal para execuo desse projeto j no prximo ano. A obra ser construda em Erechim, por ser o centro regional, e o objetivo e levantar mais 600 mil reais para equipamentos, j que o Municpio de Erechim fez doao de um imvel com rea de vinte mil metros quadrados, num valor aproximado de 2 milhes de reais. Os prefeitos precisam estar convictos de que deixaro de reformar uma mquina de suas prefeituras, mas em troca vo oferecer centenas de oportunidades de profissionalizao dos jovens dos seus municpios e da regio onde esto integrados, destacou.  

Alto Uruguai Gacho

    A criao de um pacto de desenvolvimento regional precisa observar a questo cultural de cada comunidade, assinalou o presidente da AMAU. Para atingir essa meta, disse o Juarez Sandri, importante mexer com o emocional das pessoas, comeando pela criao da marca Alto Uruguai Gacho. Ela ir incluir todas as comunidades em condies de igualdade, com Erechim se mantendo como cidade plo regional, e, portanto, portadora de maior poder de representao e mobilizao.
   Em relao aos investimentos externos eles precisam ter objetivo integrador da comunidade regional. O invs de emenda parlamentar, procurar um contato direto com os governos estadual e federal. A exigncia de uma reforma tributria urgente, tambm foi lembrada. Segundo Sandri, necessrio uma melhor redistribuio dos recursos oriundos dos tributos. Na regio do Alto Uruguai tem a gerao de energia beneficia apenas os municpios banhados pelo lago de captao, e com valores distantes da realidade da riqueza que ela gera para quem explora.

Exemplo    

    O presidente citou como exemplo o que vem sendo feito na regio de Sarandi com o projeto Reconverter que promoveu a integrao entres todos os municpios da Associao de Municpios da Regio da Produo. Organizados eles conseguiram recursos no governo federal para bancar as contrapartidas destinadas s empresas que se instalaram recentemente na regio, entre elas: a Nestl, em Palmeira das Misses; a Diplomata, em Trindade do Sul; a Embar, em Sarandi.

Alternativa

    O pacto segue pela busca de novas alternativas de produo na propriedade rural. Esse processo pode comear pelo fortalecimento da produo de ctricos que j se destaca em vrios municpios do vale do Rio Uruguai, resumiu