Prefeitura Municipal de Erechim - Rede de cuidados e garantia de tratamento de qualidade em saúde mental em pauta
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7535/rede-de-cuidados-e-garantia-de-tratamento-de-qualidade-em-sade-mental-em-pauta

09/10/2013

Rede de cuidados e garantia de tratamento de qualidade em saúde mental em pauta

Rede de cuidados e garantia de tratamento de qualidade em saúde mental em pauta
Rede de cuidados e garantia de tratamento de qualidade em saúde mental em pauta

Com a temática ‘Avanços e desafios na construção da rede de cuidados em saúde mental’, 2º Encontro Municipal de Saúde Mental contou com diversas atividades


O Governo de Erechim, através da Secretaria de Saúde e Centro de Apoio Psicossocial II – Renascer, com o apoio das secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e Segurança Pública e Proteção Social, promoveu o 2º Encontro Municipal de Saúde Mental.
Com a proposta de conscientizar sobre a importância da assistência em saúde mental, o encontro, teve início na terça-feira (8) com oficina lúdica ‘O Som do Cuidado’, ministrada por Vanderlei Silva da VBSS - Soluções & Treinamentos. Chapecó/SC.
A oficina, realizada Secretaria de Saúde, foi voltada para as equipes de trabalhadores da Saúde Mental de Erechim - CAPS II, CAPS AD e Ambulatório de Saúde Mental, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Erechim - UBS´s, ESF, Agentes Comunitárias, entre outros profissionais da saúde.

Proteção, garantia dos direitos e tratamento de qualidade

Na busca por intensificar a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtorno mental, bem como garantir um tratamento digno e de qualidade, o trabalho teve continuidade na quarta-feira (9), com atividades abertas à comunidade.
Pela parte da manhã, uma atividade na Esquina Democrática com a temática ‘Publicizando a Saúde Mental’ chamou à atenção dos que passaram pelo local. Participaram as equipes dos CAPS II, CAPS AD e funcionários da equipe de Saúde Mental do município, além de usuários dos centros de atenção psicossocial. Com integração e interação com a comunidade, os participantes celebraram o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro.
Durante a tarde, a programação, realizada no Centro Cultural 25 de Julho, contou com momento artístico com o Coral Renascer do CAPS II, ‘Palestra Show Desmistificando a Doença Mental’ ministrada por Vanderlei Silva da VBSS Soluções e Treinamentos de Chapecó/SC.
Participaram do evento, profissionais da Saúde, da Saúde Mental, Educação, Assistência Social, entidades, estudantes dos cursos de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia da URI, Usuários do Sistema de Saúde Mental, familiares e comunidade em geral.