Prefeitura Municipal de Erechim - Polis e Anacleto conferem obras do Instituto Federal de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7532/polis-e-anacleto-conferem-obras-do-instituto-federal-de-erechim

09/10/2013

Polis e Anacleto conferem obras do Instituto Federal de Erechim

Polis e Anacleto conferem obras do Instituto Federal de Erechim

Instituição já conta com mais de 1,5 mil alunos e deve entregar novos prédios, triplicando a área instalada do Instituto ainda no 1º semestre de 2014

O prefeito Paulo Polis, acompanhado do secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, e do diretor do Instituto Federal do RS/IFRS - campus de Erechim, Eduardo Predebon, esteve visitando nesta terça-feira (8), as obras de ampliação do IFRS local, no bairro Três Vendas.
Com investimentos que chegam próximos a R$ 8 milhões (entre a obra física e os equipamentos), o Instituto está triplicando sua área instalada para atender aos alunos dos cursos regulares de técnico em Agroindústria, Vestuário, Mecânica, Vendas e Alimentos, e também nos três cursos de nível superior: Engenharia Mecânica, Design de Moda e Marketing. Hoje, cerca de 1,5 mil alunos estão matriculados ou já passaram pelo IFRS, que proporciona vagas, ainda, para turmas do PRONATEC, CEJA e Mulheres Mil.
Inauguração prevista para o 1º semestre de 2014
As obras englobam um prédio com biblioteca e quatro salas de aula (praticamente concluído), além de um novo prédio para a agroindústria, com laboratórios para o setor de alimentos, e, pelo menos, mais 10 salas de aula - com previsão de conclusão para o 1º semestre de 2014.
Conforme o prefeito Paulo Polis, o Instituto está se constituindo num espaço ímpar para a formação de lideranças com formação técnica e superior, de caráter público, aliando ciência e prática com foco para atender as demandas mais necessárias da economia local e regional. “Felizmente garantimos junto ao governo federal, ainda no final de 2011, os recursos para estas ampliações. O IFRS é um organismo vivo e que, como estamos vendo, segue seu processo de crescimento se transformando numa verdadeira universidade tecnológica. A próxima etapa será a construção do laboratório de mecânica, e nós estaremos ao lado da direção e da comunidade buscando viabilizar mais esta conquista”, reforça o prefeito.
Processo seletivo em andamento
O diretor do Instituto, Eduardo Predebon, destaca que - com os novos prédios e salas de aula em construção - a instituição irá alcançar, já em 2014, o número de alunos que havia sido projetado para 2020. Predebon lembra, também, que estão abertas desde a última segunda-feira (7) as inscrições para o processo seletivo unificado 2014/1 do IFRS. Em Erechim há 176 vagas abertas para os cursos técnicos e outras 132 para o ensino superior. Atualmente o IFRS conta com 50 professores, num total de 98 servidores lotados em Erechim. O diretor destaca, ainda, que a instituição adquiriu recentemente a área da antiga escola Dom - que passa por processo de reforma para o recebimento de novas instalações.
Acompanharam a visita às obras o secretário de Comunicação da prefeitura, Salus Loch, a diretora de ensino do IFRS-Erechim, Angelita Silva, e membros do corpo funcional da instituição.